Tiradentes: Cinco atrativos para conhecer durante a Páscoa

- PUBLICIDADE -

Fundada em 1702, a cidade viveu dias de intensa exploração ao longo do século XVIII, em função do ouro existente, sendo palco da Inconfidência Mineira e do enforcamento de Tiradentes. Hoje, mais de três séculos depois, tombada como patrimônio histórico, o charme colonial continua conservado, sendo um dos centros de arte barroca mais bem preservados do Brasil.

Pequena, a cidade tem uma gama de atrativos variada, porém possível de conhecer em um curto período de tempo. Com forte influência católica, realiza tradicionalmente belas celebrações na Semana Santa. Pensando nisso, o ViajaNet, agência de viagens online, elencou cinco atrativos para conhecer no feriado. Confira:

Centro Histórico

É no Centro Histórico de Tiradentes que está localizado o Largo das Forras, local onde os escravos recebiam a sua carta de alforria. Nele, há um busto de Tiradentes e a sede da prefeitura do município, estabelecida em um dos mais antigos casarões locais. Lá também está o Chafariz de São José, formado por três fontes que, no Século XVIII, eram fonte água potável para a população.
O Centro Histórico de Tiradentes permite que o turista mergulhe no período barroco. Bem preservadas, suas construções coloniais podem ser apreciadas ao som das charretes que, até hoje, percorrem as suas antigas ruas de pedra. Ali há um grande número de lojas de arte, artesanato e móveis em madeira, além de cachaças artesanais e doces em compotas caseiras. Nos restaurantes, o visitante pode se deleitar com a típica culinária local.

Igrejas

Impossível visitar Tiradentes e não conhecer as igrejas que ajudaram a cidade a obter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela UNESCO em 1980. A principal é a Igreja Matriz de Santo Antonio (foto). Construída entre 1710 e 1732, guarda esculturas de Aleijadinho, além de um altar de talha dourada, seu lustre de prata, seu teto feito de madeira e ouro, e um antigo órgão de tubos português.

Outra igreja a ser visitada é a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, datada do século XVIII, que exibe arquitetura peculiar e ricos adornos por toda a parte, uma estátua de São Benedito. As duas igrejas apresentam arquitetura e decoração no estilo barroco e o feriado da Páscoa deixa a visita ainda mais especial.


- PUBLICIDADE -