Centro gastronômico em São Roque tem diversidade de sabores europeus

- PUBLICIDADE -

Culinária portuguesa e italiana, choperia e cervejaria com influência belga, além da boulangerie formam o combo ideal para quem deseja conhecer o melhor da gastronomia europeia sem sair do País. Estas opções, somadas às belas paisagens e ao clima interiorano, convidam o turista a ter um dia relaxante na Vila Don Patto, em São Roque, localizado a 65 quilômetros – o equivalente a uma hora – da Capital.

Eternizando as origens da família Patto, o restaurante português conta com receitas tradicionais, como o Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau Zé Pipo e a sobremesa torta Toucinho do Céu. Entretanto, o cardápio oferece pratos exclusivos, a exemplo do Bacalhau à Maria Joaquina, que leva molho de creme de leite fresco e páprica doce, cebola, alho, batatas coradas e parmesão, cuja receita familiar foi criada há mais de 100 anos.

Português, o avô de Julio Patto, responsável pelo gerenciamento do centro gastronômico junto com o filho, Tulio, chegou em 1912 no Brasil, onde começou a trabalhar como alfaiate. Sete anos mais tarde, plantou o primeiro pé de uva da família onde, atualmente, funciona a Vila Don Patto. Por conta do clima ter algumas características similares ao da Europa, o município atraiu imigrantes de diversos países, sobretudo da Itália e de Portugal.

Como resultados dessa influência, o local conta com o La Pasta, restaurante italiano que serve Menu Degustação com nove tipos de massas – seis frescas e três secas – e três opções de risotos. Receitas tradicionais, como o Espaguete ao Formaggio, cuja massa é preparada dentro do queijo Montanhês, também fazem parte do cardápio.

Com decoração contemporânea e ambiente aconchegante, a choperia e cervejaria La Maison de la Bière é um pedaço da Bélgica em São Roque. Em deck com vista para um lago, o turista pode desfrutar os principais rótulos do mundo. Já a boulangerie é uma padaria com influência francesa e portuguesa que, além de diversos tipos de pães, serve lanches, cafés – e alguns drinks derivados da bebida.

Vale dizer todas as massas são artesanais. “Temos uma pequena fábrica de massas para atender exclusivamente o La Pasta e para venda a quem nos visita”, destaca Tulio Patto, diretor do centro gastronômico. O mesmo acontece com os pães, que são feitos em padaria artesanal dentro da Vila Don Patto.

O local oferece opções de entretenimento, como playground e redário, onde os visitantes podem descansar cercados pelo verde da Mata Atlântica. Quem deseja levar para casa um dos rótulos de vinho da Vila Don Patto ou, ainda, massas caseiras, embutidos, queijos, compotas e biscoitos finos, pode visitar o empório e adega, além do pastifício.

Sobre a Vila Don Patto

Em São Roque, o centro gastronômico conta com restaurantes italiano e português, choperia e cervejaria, boulangerie, cafeteria, sorveteria, pastifício, empório e adega. Para entreter toda a família, o espaço oferece playground e redários.

Cercado pela natureza, o local recebe eventos como corporativos e casamentos, além de dispor de comodidades como heliponto. Fundado em 2010 por Julio Patto, o objetivo inicial era reviver as origens portuguesas, porém, atualmente, também possui restaurante italiano.

www.viladonpatto.com.br

- PUBLICIDADE -