Escola em Guarulhos oferece treinamento intensivo gratuito para Olimpíadas de Matemática

- PUBLICIDADE -

O colégio Mater Amabilis, de Guarulhos, acaba de conquistar a posição de Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), programa realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para a promoção de cursos de Treinamento Intensivo voltados para competições de matemática.

A instituição vai atuar de forma voluntária para apoiar estudantes – de escolas públicas e particulares – do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio na preparação para competições como a Olimpíadas Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O colégio obteve esse status após rigorosa avaliação do IPEA baseada na qualidade do corpo docente e na estrutura da escola.

A intenção do projeto é oferecer mais um treinamento de alto nível para os próprios estudantes da escola e também dar essa oportunidade para a comunidade. “A nossa experiência mostra que os alunos de escola pública vêm com uma garra adicional e, dessa forma, mesmo apresentando defasagens na aprendizagem, evoluem muito”, conta o coordenador geral do colégio e responsável pelo projeto, Anderson Weber.

O desenvolvimento dos alunos acontece aula a aula, com o cuidado dos professores de ajudarem cada aluno em suas dificuldades. Há uma preocupação em fazer com que os estudantes se sintam confortáveis e motivados pelo desafio. Os docentes que participam do POTI são do próprio colégio, mas também há educadores convidados do ITA e campeões olímpicos.

“Nós incentivamos bastante a participação nas Olimpíadas Científicas. Essa postura não é para criar uma competição entre os alunos, mas tem o intuito de que eles desenvolvam habilidades cognitivas e socioemocionais”. As competições melhoram significantemente o desempenho dos estudantes em todas as matérias, ou seja, mesmo que um aluno preste uma olimpíada de português, ele terá uma performance melhor em matemática.

Esse ganho acontece porque os estudantes treinam a concentração, o raciocínio lógico, a abstração e a resiliência. O resultado socioemocional é nítido também pela tranquilidade na realização de avaliações dentro e fora da escola.

Serviço: Colégio Mater Amabilis – POTI

Quem pode assistir às aulas?

Todos os interessados matriculados em escola pública ou particular e que estejam cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Como posso me inscrever?

As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto www.poti.impa.br e optar pelo polo “Guarulhos/SP”.

Horários

Sábados (8h30 -12h20): Alunos do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio

Quintas-feiras (15h às 16h40): Alunos do 6º e 7º anos.

- PUBLICIDADE -