Em 11 meses, 46 acidentes são registrados com coletores de lixo em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

No período de apenas onze meses,  de acordo com dados divulgados pela administração municipal, relacionado ao ano passado, foram registrados 46 acidentes com os coletores de lixo da cidade, sendo 28 ferimentos provocados com lâminas e 18 perfurações de trabalhadores. Visando a redução do número de acidentes sofridos pelos coletores de lixo, a prefeitura lança nesta semana, uma campanha de conscientização da população sobre formas corretas de descartar vidro, seringas e demais objetos perfurocortantes.

Com cartazes impressos e material on-line, a campanha traz informações simples e fáceis de serem colocadas em prática no dia a dia, dentre elas o uso de embalagens tipo pet , longa vida ou mesmo caixas de papelão para embalar agulhas, vidros, lâminas e qualquer outro material pontiagudo ou cortante antes do descarte. Outra orientação importante com foco no público que faz uso constante de medicamentos injetáveis, como os diabéticos, por exemplo, é que as unidades básicas de saúde da prefeitura (UBS) passaram recentemente a receber seringas e agulhas já utilizadas.

Nas peças de comunicação da campanha também serão abordadas as graves consequências sofridas pelos coletores que se machucam durante o trabalho, como aconteceu com Alisson da Silva. Há três anos, o coletor sofreu perfuração com agulha descartada incorretamente. “A gente fica traumatizado. Não sabemos o que tem ali. Pode ter HIV, hepatite e outras doenças. Tive que tomar o coquetel contra AIDS que tem muitos efeitos ruins. Fiquei emocionalmente muito abalado. Gostaria de pedir para as pessoas tomarem mais cuidado com o lixo para não prejudicar a vida de pais de família como eu”, relata o coletor que tem 30 anos de idade, é casado, pai de dois filhos e que continua a exercer a função há 10 anos.

A elaboração do conteúdo da campanha, que pode ser conferida também no Facebook da Prefeitura de Guarulhos, foi feita em conjunto com a empresa prestadora do serviço de coleta de resíduos domiciliares em Guarulhos e com o sindicato dos coletores de lixo.

- PUBLICIDADE -