Há 40 anos na mesma UBS, médica atende várias gerações na cidade

Assunto: 40 anos de atuação da Médica Mie Local: Rua Martin afonso, 130 - Jardim Vila Galvão Data: 07.05.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Quem não gostaria de ter um médico de confiança para cuidar de sua família por várias gerações? Pois na rede de Saúde da Prefeitura de Guarulhos alguns pacientes têm esse privilégio, como é o caso de Valéria Pereira de Oliveira, 52 anos, que era acompanhada pela pediatra Mie Arisawa quando criança. Ela se casou, tornou-se mãe e seguiu a tradição de consultar seus filhos, Felipe Júnior Pereira de Oliveira, 31 anos, e Bárbara Pereira de Oliveira Brito,25, com a mesma médica. Hoje, é seu neto José Felipe de 11 meses, filho de Bárbara, quem está sob os cuidados da doutora Mie.

“A doutora Mie nasceu para ser pediatra. Exerce a profissão por vocação e com amor. Minha família foi muito auxiliada por essa médica extremamente profissional e atenciosa. Não só eu, minha irmã, meus filhos e neto, mas também meus primos e outros parentes, todos pacientes dela. A confiança é tanta que uma prima minha, que já nem mora mais em Guarulhos, teve bebê e chegou a trazê-lo há pouco tempo para passar em consulta com ela”, contou Valéria.

Nesta terça-feira (7), a médica completou 40 anos de serviços prestados na mesma Unidade Básica de Saúde: a UBS Jardim Vila Galvão, situada na rua Martin Afonso nº 130 (Jardim Vila Galvão), onde foi recebida com um café da manhã, presenteada com flores pelos colegas de trabalho e cumprimentada por várias famílias da comunidade, entre elas a de Penha Regina de Oliveira, cujos irmãos, filhos, netos e bisneta já receberam os cuidados da pediatra.

“A doutora Mie cuidou de meus filhos e hoje dos meus netos. Ela tem um coração enorme e já chegou a comprar leite para as crianças em uma época que minha família enfrentou dificuldades financeiras”, contou Cândida Filomena Antonio da Silva, usuária da UBS.

 A cirurgiã dentista Denise Souza Santos, que trabalhou com Mie durante 28 anos na UBS Vila Galvão e hoje é gerente do Centro de Especialidades Odontológicas Macedo, também deixou depoimento emocionado.  “Ela me ensinou tudo o que eu sei hoje sobre o relacionamento humano e enquanto profissional de Saúde. Tenho um orgulho muito grande de tê-la como amiga, mestre e médica das minhas duas filhas. É um presente de Deus ter atuado ao lado dessa pessoa com um jeito de fazer medicina que não existe mais”.

Simplicidade e dedicação

Nascida no Japão em 1950, Mie Arisawa veio para o Brasil com oito anos de idade e foi morar no interior de Pernambuco onde, em 1976 concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Estado. No ano seguinte, Mie veio para São Paulo para fazer residência médica em pediatria, quando passou a residir em uma república dentro do Hospital Luiz Gonzaga, na zona norte da Capital, onde conheceu a amiga Erta Batista Cortez, que se especializou em ginecologia e que, mais tarde seria sua colega de trabalho em Guarulhos. “Depois de 20 anos de formadas nos encontramos na UBS Jardim Vila Galvão. Falar da amiga Mie é tudo de bom. É trazer de volta a lembrança de uma médica cujo lema é o trabalho, sempre pensando no bem-estar do outro”, disse Erta.

Há 31 anos morando no bairro de Mirandópolis, na Capital, a pediatra, que é aposentada desde 2014, se desloca todos os dias de metrô e ônibus para Guarulhos. Ela é a primeira a chegar à UBS, por volta das 6h30. Além de ser a primeira a chegar à UBS, dra. Mie só sai da unidade depois de ter atendido todos aqueles que precisarem dela, não  importando se adulto ou criança.

- PUBLICIDADE -