Menos de 50% das delegacias de Guarulhos funcionam 24 horas

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

A cidade de Guarulhos conta com nove Distritos Policiais. Entretanto, apenas 44% deles funcionam 24 horas, incluindo os finais de semana, para atender as demandas da população. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindesp) entende que o funcionamento pleno das delegacias depende de estudos técnicos e eliminação do déficit de policiais.

Com exceção do 1º DP, na região central; o 2º DP, no Jardim Santa Mena; o 4º DP, no Pimentas; e o 7º DP, na Cidade Seródio, os demais distritos têm atendimento até às 19h. O município conta com aproximadamente 600 policiais civis e um déficit de cerca de 200 profissionais.

A presidente do Sindesp, Raquel Gallinati, explicou que é necessário entender as necessidades de cada distrito policial e quais são as demandas atendidas por elas para definir ou não o funcionamento das mesmas em período integral.

“Em muitas atividades, não existe a necessidade de colocar em funcionamento um distrito por 24 horas. Também temos que nos atentar que não existe contingente para isso. Atualmente, as normas internacionais de trabalho não estão sendo respeitadas”, afirmou..

Gallinati aponta que em todo estado existe um déficit de 14 mil policiais. Ela disse que não é possível desenvolver este tipo de proposta sem que haja condições para executar o planejamento, além de destacar a viabilidade de estudos técnicos para comprovar a necessidade da aplicação desta política pública de segurança.

“Em primeiro lugar tem que ter conhecimento técnico para colocar os distritos em funcionamento por 24 horas. Em segundo, por mais que queira não há condições. Existe um déficit de policiais civis e a carga de trabalho de cada policial é de quatro ou cinco”, concluiu.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) não se pronunciou sobre a possibilidade de ampliar o número de distritos policiais em funcionamento por 24 horas e os motivos por qual ainda não funcionam nesta condição.

- PUBLICIDADE -