Vans de transporte clandestino são flagradas em circulação na cidade; EMTU realizou 92 apreensões neste ano

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Diversas vans clandestinas foram flagradas pelo HOJE em circulação na região central de Guarulhos durante essa semana. Além da aparência com as antigas lotações, os veículos estariam realizando também itinerários municipais, ligando bairros como o Recreio São Jorge até o Internacional Shopping Guarulhos.

Somente até o dia 13 deste mês, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), já realizou 92 apreensões de veículos utilizados como transporte clandestino intermunicipal de passageiros, sendo Vila Any, Jardim Leblon, Conjunto Marcos Freire, Parque Jurema, Água Chata, Jardim Angélica e Bonsucesso, os bairros com maior número de acasos, de acordo com a empresa.

No inicio do mês de fevereiro, a Prefeitura de Guarulhos divulgou que tem intensificado a fiscalização na cidade, informando que foram realizadas cinco retenções. Questionada pela reportagem sobre números atualizados sobre o caso, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), informou que os dados do primeiro trimestre deste ano ainda não estão fechados.

“A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana informa que o transporte de passageiros por vans não existe legalmente na cidade. Elas só podem ser utilizadas para fretamento e também na área do aeroporto como veículo de traslado. Caso sejam detectadas pelos agentes de trânsito, serão multadas e/ou retidas como manda a legislação. Por força do que determina a lei, se o motorista estiver com sua documentação pessoal e a do veículo em ordem, ele pode ser multado por transporte ilegal de passageiros, mas o veículo não pode ser recolhido ao pátio”, informou a STMU.

A EMTU destacou que realiza fiscalizações periódicas nas cinco áreas da região metropolitana de São Paulo com o objetivo de coibir essa prática. “No ano passado, foram apreendidos 182 veículos irregulares em linhas metropolitanas que atendem à região de Guarulhos. Neste ano, até o dia 13 deste mês, houve 92 apreensões”, destacou.

Prefeitura diz que foram montadas operações conjuntas para coibir esse tipo de transporte

Na manhã de quinta-feira (16), um veículo teria sido autuado pela prática de transporte clandestino por agentes da STMU e GCM na avenida Salgado Filho. As vans já teriam sido flagradas por passageiros na rua João Gonçalves, no bairro do Jardim Tranquilidade e nas proximidades da Praça do Estudante.

Sobre essa possível retenção do veículo na avenida Salgado Filho, a STMU informou que foram montadas conjuntas entre agentes de trânsito e guardas civis municipais para combater as vans clandestinas.Durante os últimos três dias, foram lavradas multas e retidos veículos. Ainda não há números fechados, pois o balanço completo da operação será feito nos próximos dias”, afirmou a prefeitura.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -