Guarulhos busca aprimorar gestão de restaurantes populares e banco de alimentos


O secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, acompanhado da diretora de Segurança Alimentar e Inclusão, Edjane Lourenço da Silva, visitou na última quinta-feira (16) equipamentos da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Diadema: os dois Restaurantes Populares e o Banco de Alimentos. O objetivo da ação foi conhecer o funcionamento e gerenciamento dos equipamentos para aperfeiçoar os de Guarulhos.

Diadema possui dois Restaurantes Populares que servem diariamente 700 refeições cada ao custo de R$ 2,00, não servem o café da manhã e a execução do serviço é indireta. Já os dois Restaurantes Populares Solidariedade de Guarulhos servem a mesma quantidade de refeições ao valor de R$ 1,00, o café da manhã é gratuito e a execução é de forma direta, ou seja, pela própria Prefeitura.

O secretário Alex fez um balanço da visita. “Fiquei impressionado com o gerenciamento dos restaurantes de Diadema, pois diferente de uma administração direta que precisa licitar, lá fazem a compra de insumos diretamente, variando o cardápio todos os dias e servindo feijoada às sextas-feiras, com custo menor do que a execução direta”, afirmou Alex.

A visita ao Banco de Alimentos de Diadema serviu para conhecer a logística, triagem e como funciona da distribuição de alimentos para o terceiro setor.

- PUBLICIDADE -