Transformação de guarda-chuvas usados em sacos de dormir impermeáveis é atração do 3º Fórum Lixo Zero

- PUBLICIDADE -

Nesta sexta-feira (24) e sábado (25), o Adamastor (av. Monteiro Lobato, 734) recebe o 3º Fórum Lixo Zero, evento que reúne iniciativas bem sucedidas sobre reciclagem, entre outras ações em prol da preservação do meio ambiente. Nesta edição, o fórum apresenta uma iniciativa nova na cidade, mas que já está dando muito certo. Trata-se do reaproveitamento do tecido de guarda-chuvas quebrados para a confecção de sacos de dormir impermeáveis para doação a pessoas em situação de rua.

Com o nome Aquecer e Proteger Reciclando, o projeto acontece em Guarulhos pelas mãos de Sandra Decanini, 53 anos, moradora do Parque Cecap. “Uma vez vi uma reportagem sobre algo parecido em Florianópolis e há cerca de um mês resolvi colocar a mão na massa para ajudar as pessoas e a natureza”, revela Sandra que já produziu com a da colega Cristina Moura, 20 sacos de dormir impermeáveis.

Segundo Sandra, as peças também servem como bolsa para que as pessoas possam levar seus pertences quando se deslocam. No momento, 24 guarda-chuvas doados aguardam na fila da transformação. Para fazer um saco de dormir tamanho grande (1,8×0,9m) são necessários quatro guarda-chuvas.   As doações dos sacos já prontos são feitas diretamente através do plantão da solidariedade da Paróquia São Roque, no Parque Cecap.

Quem quiser colaborar com o Aquecer e Proteger Reciclando, pode fazer doação de guarda-chuvas no stand do projeto no 3º Fórum Lixo Zero. A entrada no Fórum é gratuita, porém quem quiser participar das palestras e oficinas precisa se inscrever através do link: //lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/forum-municipal-lixo-zero-guarulhos

- PUBLICIDADE -