Programa Saúde Agora abre três UBS neste sábado

- PUBLICIDADE -

O Programa Saúde Agora vai abrir neste sábado (8), das 8 às 16 horas, outras três Unidades Básicas de Saúde: UBS Cabuçu, UBS Ponte Alta e UBS Jurema. A iniciativa, que foi implantada em maio de 2017 para ampliar o acesso da população à assistência e às ações de promoção da saúde, completou dois anos de funcionamento no mês passado, com 78.164 atendimentos realizados neste período.

Para comemorar os dois anos de existência do programa, a UBS Cabuçu preparou várias atrações diferenciadas para a população, além do atendimento tradicional. A programação deste sábado na unidade contará com atividade lúdica sobre alimentação saudável, jogos de raciocínio, Dia da Beleza para as mulheres, corte de cabelo masculino, torneio de futsal feminino, conversa e orientações sobre a dengue, além de uma ação que está sendo mantida como surpresa para a comunidade.

A UBS Jurema, por sua vez, vai aproveitar o Junho Marrom – mês dedicado às questões ambientais por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) – para trabalhar com os usuários a revitalização da horta comunitária medicinal da unidade e fornecer orientações de como cultivá-la. Ao mesmo tempo, os profissionais do serviço vão abordar a importância da alimentação saudável e da preservação do meio ambiente no âmbito da saúde, bem como farão busca ativa de pacientes com sintomas de tuberculose.

Da mesma forma, a UBS Ponte Alta vai promover roda de conversa com os temas: meio ambiente e coleta seletiva dentro do Junho Marrom. Além disso, também falará da importância da coleta de papanicolau (exame de prevenção ao câncer do colo de útero) e da prevenção à dengue. No que se refere à assistência, as unidades vão oferecer consultas médicas, vacinas, coleta de papanicolau e testes rápidos para a detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, entre outras ações.

- PUBLICIDADE -