Sabesp pretende economizar 7 bilhões de litros de água/ano reduzindo vazamentos

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

No Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), a Sabesp revelou que o principal objetivo em Guarulhos é eliminar o rodízio de água na cidade até o dia 8 de dezembro deste ano, data em que o município festeja seu 459º aniversário. De acordo com a companhia estadual, cerca de 900 mil pessoas contam, regularmente com água em suas torneiras.

Após atingir a meta, a Sabesp irá padronizar o programa de perdas com o já praticado na Região Metropolitana. Mas, para efetivar esta proposta a empresa afirma que é necessário a substituição da malha, que segundo eles, é antiga e pode ser considerada a principal razão pelo desperdício de água.

“A Sabesp tem um programa institucional há mais de 20 anos. No nosso orçamento tem um recurso que é destinado para o programa de perdas. A gente tem como primeira meta regularizar o abastecimento e tirar as pessoas em situação de rodízio. O programa de perdas prevê a renovação das redes”, disse Débora Longo, superintendente da Sabesp. Ela se reuniu com a imprensa na Estação de Tratamento de Água do Cabuçu.

Longo também destacou que foram encontradas redes com materiais que não se utilizam mais pela Sabesp e que ao longo do contrato, a cidade contará com uma linha específica para trabalhar as perdas. Após esta meta, ela garantiu que a empresa irá iniciar o programa já executado na região metropolitana.

“Vamos fazer a renovação da rede e a troca dos hidrômetros e ramais. A gente já está com mais de 2 mil quilômetros de rede. A gente tem uma malha antiga que não tinha água. A partir do momento que se tem mais água e volume, essas redes estão com desgaste do próprio material e vai provocar os vazamentos e já estamos atuando”, explicou.

A previsão da Sabesp é economizar 6.840.000 metros cúbicos de água, o que corresponde a quase 7 bilhões de litros de água ao ano, reduzindo os vazamentos.

Ela falou sobre a transferência de 400 funcionários da administração pública, porém, não revelou quando. “Temos varias unidades de negócios e são 45 funcionários em Guarulhos e outros quase 2 mil nas unidades de negócios. Além dos físicos temos vários funcionários operando, e também os funcionários que serão cedidos pela prefeitura que ficarão e trabalharão com a Sabesp cerca de 400 funcionários”.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -