Justiça determina que 70% da frota dos ônibus em Guarulhos circulem no horário de pico nesta sexta-feira

Assunto:Terminal de Onibus São João Local:São João Data:20.03.2012 Foto:Sidnei Barros/PMG
- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Devido à possibilidade de greve geral nesta sexta-feira (14), em protesto contra o projeto da reforma da previdência, a Guarupass alegou em nota que tomou todas as medidas cabíveis com o objetivo de tentar minimizar os impactos da greve no transporte público de Guarulhos, e com isso, um pedido foi encaminhado para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), solicitando que 70% da frota circulem nos horários de pico.

“Em 12 de junho, a entidade encaminhou ao Tribunal Regional do Trabalho um pedido de tutela cautelar oficializando a solicitação de garantia de serviço mínimo à população. A decisão do tribunal determina que, em caso de realização da greve, os serviços de transporte público por ônibus sejam assegurados em 70% durante os horários de pico, compreendidos das 5h às 10h e das 17h às 20h. E, que nos demais períodos do dia, seja assegurado 50% do serviço de transporte público em questão sob pena de multa diária de R$ 15 mil”, informou a Guarupass.

O HOJE questionou a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), sobre quantos coletivos seriam disponibilizados nesta sexta-feira na operação do Plano de Atendimento entre as Empresas de Transportes em Situação de Emergência (Paese),  porém, a secretaria não confirmou o número de ônibus destinados para essa situação em caso de emergência.

“Essa é uma informação estratégica e depende de quanto vai ser o grau de adesão ao movimento”, informou a STMU. Atualmente, Guarulhos conta com 66 linhas municipais que atendem, diariamente, 367 mil passageiros. O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo (Sincoverg), confirmou a paralisação dos ônibus municipais e intermunicipais durante toda esta sexta-feira.

- PUBLICIDADE -