Qual o verdadeiro fondue?

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Wellington Alves

Com a chegada do inverno, estação mais fria do ano, às 12h54 desta sexta-feira (21), o tradicional fondue é a pedida dos principais restaurantes da cidade, já que ele é um dos pratos mais tradicionais desta época do ano. Nos últimos dias, a rede Outback explodiu as vendas com o produto, que ficou esgotado em diversas unidades. Mas vários clientes questionaram se a iguaria era, de fato, um fondue clássico, já que não acompanhava o rechaud, recipiente de fogo, como o que é servido no The Fire Steakhouse, na região central.

O HOJE conversou com a coordenadora do curso de Gastronomia da Univeritas/UNG, Deborah Dugaich Sisti, que confirmou: o produto do Outback é uma releitura, mas não respeita as regras clássicas.

De acordo com Deborah, o fondue tradicional (prato criado na Suíça, em meio à Segunda Guerra Mundial) é feito de carne, queijo ou chocolate. Os itens são aquecidos em um rechaud, na mesa dos clientes. “O fogo deve ser alto, no caso da carne, ou mais baixo para o queijo e o chocolate, para não ficarem queimados”, explica.

No The Fire, por exemplo, as opções são o Fondue de Queijos emmental e gruyère e o Fondue de Chocolate, ambos com o rechaud, e cada um com diferentes acompanhamentos.

Em São Paulo, algumas casas têm utilizado o rechaud elétrico, sem fogo, mas que mantém os alimentos aquecidos. Já o fondue do Outback é uma adaptação. A empresa coloca o queijo e o chocolate superaquecidos, dentro de um pão italiano quente. “A temperatura é inferior a de uma panela”, analisa Deborah.

A especialista acredita que outras adaptações de fondues podem ser feitas, em outros restaurantes, a partir da invenção do Outback. O fondue tradicional, entretanto, deve continuar no paladar dos paulistas.

Serviço:

Outback Steakhouse

Endereço: rua Engenheiro Camilo Olivetti, n° 295, Itapegica (dentro do Internacional Shopping Guarulhos).

Unidade Parque Shopping Maia:

Endereço: avenida Bartolomeu de Carlos, n° 230, Jardim Flor da Montanha.

A unidade do Outback no Shopping Maia está localizada no piso 1.

Horário de funcionamento: das 12h às 22h

Telefone: 2485-1114

The Fire Steakhouse

Endereço: Rua Tapajós, 56 – Jardim Barbosa

Telefone: 2447-1582

Faça a sua Reserva: (11) 93219-8871

Site: http://thefire.com.br/

Horários:

Segunda-feira- das 12h às 15h e das 18h às 22h

Terça-feira- das 12h às 23h

Quarta a sábado: 12h às 00h

Domingo: 13h às 22h

- PUBLICIDADE -