Em 2018, Guarulhos registra mais de 9 mil multas por uso de celular ao volante

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Somente no ano passado, a cidade de Guarulhos registrou 9.124 mil multas por uso de celular ao volante, de acordo com informações  da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), que em nota informou ainda não possuir os dados do primeiro semestre deste ano porque ainda não estão fechados.

No ano de 2017, segundo a secretaria, o número de autuações foi um pouco menor, já que houve 8.946 mil multas. A administração municipal também não informou quais são os locais na cidade em que mais houve multas pelo uso indevido do celular. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) destaca que a multa nesse caso pode ser aplicada dentro de três contextos como desde segurar o aparelho com uma das mãos, digitar ou falar enquanto dirige.

Nesse caso do motorista ser flagrado dirigindo com o celular, a multa é considerada gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e uma multa de R$ 293,47. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito do país.

A utilização do celular além de diminuir a visão periférica e a concentração, também pode atrapalhar na audição e principalmente, colocar a vida de outros pedestres e motoristas em perigo.  De acordo com um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), motoristas chegam a ficar até cinco segundos sem prestar atenção no caminho enquanto estão conectados ao aparelho telefônico.

Foto: Ivanildo Porto