Fabricado na China, novo trem da Linha-13 Jade embarca para o Brasil

Foto: Divulgação/CPTM
- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou nesta terça-feira (25), o vídeo do primeiro novo trem fabricado na China sendo enviado de navio para o Brasil, onde deve chegar ao porto de Santos, com previsão para o mês de agosto, segundo a empresa. Ainda não há previsão de quando devem terminar a fabricação dos outros sete trens.

O primeiro trem fabricado na China para a Linha 13-Jade foi embarcado no dia 20 de junho, no porto da cidade de Qingdao, e segue para o Brasil com previsão de chegada em agosto. Os outros sete trens estão em fabricação e serão enviados à medida em que ficarem prontos”, informou em nota a CPTM.

Um dos diferenciais do novo trem é que terá bagageiros ao lado dos assentos. As composições estão sendo fabricadas pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa. Os trens da linha de Guarulhos estão sendo fabricados em Qingdao, cidade que fica localizada há 670 km de Pequim.

O consórcio venceu a licitação para a fabricação dos trens pelo valor de R$ R$ 316,720.807,00 milhões. Outro detalhe do novo trem é que terá dispositivos para orientar usuários com deficiências auditivas, com mapa dinâmico e visual (áudio), como sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, painel eletrônico para orientar o lado de desembarque e espaço para cadeirantes.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -