Professor de Guarulhos é um dos 20 selecionados do país para curso em laboratório de partículas na Suíça


Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

O professor de física guarulhense Fábio da Silva Cruz, 26, foi um dos 20 selecionados do país para realizar um curso de física gratuito na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), o maior laboratório de física de partículas do planeta, localizado na cidade de Genebra, na Suíça.

Além do guarulhense, outros quatro professores seriam de São Paulo, segundo Cruz, que é professor de física no ensino médio e dá aulas de matemática para o ensino fundamental no Colégio Gardhon Bandeiras, localizado no bairro da Vila Galvão. O curso é gratuito, porém, o custo das despesas como hotel e alimentação, são bancados pelo candidato, de acordo com o professor.

O curso é um programa do Cern, que tem parceria com Portugal, e o país europeu também tem cooperação com o Brasil, Angola e Moçambique para a seleção de professores por meio de inscrição na internet para a realização do curso. Segundo Cruz, a viagem ocorre no dia 28 de agosto para Portugal, e nos dias 29,30 e 31, a primeira parada é na Universidade de Lisboa e no período de 1 a 7 de setembro, haverá o curso na Suíça, além de no dia 8 conhecer a casa que atualmente virou museu do físico alemão Albert Einstein, na cidade de Berna.

“O curso é de graça, porém, as passagens aéreas, hotel e alimentação são os custos que temos para cobrir a nossa estadia. Eu estimei um gasto de R$ 10 mil com essa viagem, e por isso criei uma vaquinha virtual na internet para a arrecadação de dinheiro”, revelou Cruz, destacando que já conseguiu R$ 4 mil em virtude da ajude de amigos e familiares, porém, para complementar o orçamento, o professor está vendendo até rifas.

Cruz ficou sabendo da participação no curso no dia 10 deste mês, após divulgação da seleção, que avalia além do currículo, as aptidões na área de ensino da física. Segundo o professor que mora no Jardim Monte Carmelo,  o curso irá abordar a parte de partículas e também a física moderna.

“Eu estou muito empolgado com essa nova etapa. Meu maior sonho é que os alunos também se encantem por física”, informou. Para ajudar o professor a arrecadar fundos para a viagem, acesse o site: https://bit.ly/2X7MFfD

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -