Mutirão de Papanicolau acontece neste sábado em todas as UBSs de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos irão abrir neste sábado (29), das 8h às 16h, para mais um mutirão de coleta de papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo de útero e outras doenças ginecológicas). Toda mulher que já iniciou a atividade sexual, independente da idade, poderá submeter-se ao exame preventivo, sem a necessidade de agendamento prévio ou apresentação de pedido médico.

Nesta data, as UBSs também darão início ao recadastramento dos pacientes que recebem insumos domiciliares. O objetivo é atualizar os endereços e informações cadastrais dos usuários do SUS que recebem em casa fraldas, gazes, sondas, dietas e suplementos alimentares, entre outros insumos. O recadastramento é obrigatório e poderá ser realizado até o próximo dia 10, das 8h às 16h. Para tanto, é necessário que o paciente ou seu responsável legal compareça à UBS na qual é cadastrado, portando o documento original e cópia do RG, CPF, Cartão Nacional de Saúde e comprovante de endereço.

Já o mutirão de papanicolau tem por objetivo intensificar a coleta do exame preventivo, a fim de detectar precocemente lesões precursoras que não causam sintomas e antecedem o aparecimento do câncer de colo de útero, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás dos cânceres de mama e colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Também chamado de cervical, o câncer do colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa a doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares com evolução para o câncer, as quais são descobertas facilmente no exame preventivo.  Quando diagnosticada na fase inicial, a doença tem chance de cura próxima dos 100%.

- PUBLICIDADE -