Orquestra Jovem de Guarulhos estreia no Festival de Inverno de Campos do Jordão

- PUBLICIDADE -

Precisão na execução da partitura. Atenção. Repetição que leva à excelência. A rotina de ensaios dos músicos da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) se intensificou nas últimas semanas com a notícia de sua participação na 50ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais renomados do país. O espetáculo, gratuito e aberto ao público, acontece neste domingo (07), às 13h30, na Praça do Capivari, em Campos do Jordão.

Sob regência do maestro Emiliano Patarra, o espetáculo destaca a participação da solista Marina Caputo e oferece ao público grandes clássicos da música sinfônica, como Mascagni, Brahms e Saint-Saëns, entre outros, sem desprezar a sonoridade da música popular brasileira, tão rica em Ary Barroso.

Esta é a primeira vez que a OJMG participa do Festival de Inverno de Campos de Jordão. O convite, resultado de um trabalho minucioso de formação dos instrumentistas, tem grande repercussão no meio sinfônico, sobretudo por colocar a Orquestra Jovem em meio aos grandes grupos do país, um lugar de respeito e reconhecimento, que agora extrapola os limites do município e ganha ares de genialidade nas montanhas de Campos de Jordão.

De acordo com o maestro Emiliano Patarra, há uma grande quantidade de profissionais da música de concerto e sinfônica que estudaram em Campos de Jordão e que, ao longo dos anos, promovem intercâmbio de conhecimento entre algumas cidades, como Guarulhos. “Há uma grande sintonia entre a proposta do Festival de Inverno de Campos de Jordão e as atividades da Orquestra Jovem, iniciativas que têm a intenção de inserir os instrumentistas na etapa de especialização, a fase final de sua formação, que certamente fará diferença em suas carreiras musicais”, explica Patarra, enfatizando a importância dessa experiência para a vida profissional dos músicos.

Sobre o festival

O Festival de Inverno de Campos do Jordão foi criado há 50 anos pelo maestro Eleazar de Carvalho. O Festival segue um modelo inspirado no Festival de Tanglewood, que busca conciliar a formação de instrumentistas com vivências musicais específicas. Pelos palcos do Festival, localizados em pontos de destaque na cidade, já passaram grandes e importantes orquestras.

Além de um lugar para se aprender música, Campos de Jordão, por meio de seu festejado Festival de Inverno, tornou-se um local atraente pela possibilidade de apresentação para um público especializado e interessado em música sinfônica.

Serviço

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos

Data: domingo (07), às 13h30

Local: Praça São Benedito – Vila Capivari – Campos do Jordão (SP)

Gratuito

Classificação livre

- PUBLICIDADE -