Detran afirma que implantação da placa do Mercosul deve ocorrer em janeiro do próximo ano

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Quase 700 mil veículos emplacados em Guarulhos terão de utilizar a placa do Mercosul. O Detran-SP revelou nesta sexta-feira (05) que o emplacamento está previsto para janeiro do próximo ano, diferente do prazo destacado em meados de abril deste ano. A placa é destinada a novos emplacamentos: veículos zero km, transferência de propriedade ou localidade ou se houver necessidade de trocar a placa do veículo em caso de mau estado de conservação, perda e furto.

Nos últimos 60 dias, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), órgão responsável pela programação do processo, se reuniu por diversas vezes e anunciou na semana passada o adiamento para 31 de janeiro de 2020 da implantação da placa Mercosul, que ainda não há qualquer informação sobre o custo da nova placa.

Em maio do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou este processo do dia 01 de setembro para 01 de dezembro do mesmo ano. Mas, um mês antes, o Contran havia cancelado o procedimento, que passa a ter como prazo o dia 30 de junho deste ano.

O departamento informou, também, que o município de Guarulhos conta atualmente com 698.489 emplacados. Destes, 462.466 são carros. Em janeiro do ano passado, a cidade contava com uma frota de 677.765. Ou seja, aumento de pouco mais de 3%. Os veículos usados tem como prazo o dia 30 de dezembro de 2023 para fazer a substituição.

“Vamos ter mais este custo agora. Já temos IPVA, manutenção do carro, gasto com combustível, que só aumenta, enfim. Vai chegar um momento que será impossível arcar com todos estes custos. E até agora não sei no que isso vai ajudar”, disse o autônomo Marcos Trindade, 48 anos.

Já o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ressaltou que os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão implementar a Placa de Identificação Veicular, nos termos desta Resolução, para os veículos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas no prazo estabelecido.

As placas (40 cm x 13 cm) terão o emblema do Mercosul, bandeira e nome do país de origem do veículo, marca d’água, bandeira do estado e brasão do domicilio de registro, código bidimensional, faixa holográfica, signo distintivo do Brasil, combinação de três letras e quatro números, selo fiscal federal (chip) e ondas sinusoidas. Para motos a medida da placa será 20 cm x 20 cm. Elas serão emitidas nas seguintes condições: Colecionador, Comercial, Diplomático, Especial, Oficial e Particular.

- PUBLICIDADE -