Prefeitura interdita empresa irregular que ainda realizava descarte irregular em Cumbica

Assunto:Fiscalização Empesa de Cumbica Local:Avenida Monteiro - Cidade Satélite Data:03.07.2019 Foto:Sidnei Barros/PMG

Uma empresa de comércio e empacotamento de alimentos, situada na região de Cumbica, foi interditada pela Prefeitura de Guarulhos nesta semana. Em uma ação integrada entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Obras e de Serviços Públicos, além da Vigilância Sanitária, o local foi autuado por diversas infrações, descobertas através do descarte irregular de lixo orgânico em uma via próxima à empresa.

Agentes de Serviços Públicos e Obras, que realizavam ações de melhoria no bairro, haviam feito a limpeza de um local de descarte irregular na terça-feira (2) pela tarde. Ao retornarem ao local na manhã seguinte constataram que diversos sacos de feijão, o mesmo material removido antes, tomavam conta do local. Desta forma, resolveram acionar os órgãos competentes para verificarem nas proximidades quais empresas trabalhavam com aquele tipo de produto, sendo levados ao local em questão.

Em vistoria, a Vigilância Sanitária encontrou irregularidades como falta de higiene e de organização do local como um todo, bem como estrutura insatisfatória e armazenamento inadequado de alimentos, em embalagens não reutilizáveis. Sendo assim, a empresa foi notificada e a Vigilância Sanitária adotou as medidas legais cabíveis para a correção das irregularidades, como a interdição do local. Também foi verificado, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que o local não tinha licença de funcionamento, o que acarretou auto de infração para o proprietário.

Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos, órgão responsável pela fiscalização de descarte irregular, emitiu auto de infração pelo descarte em local inapropriado e notificou a empresa para que seja apresentado o plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Todos os órgãos envolvidos continuarão realizando ações fiscalizatórias no local a fim de garantir que a empresa apenas volte a funcionar após a sua regularização.

Denúncia

Situações de descarte irregular de lixo devem ser informadas pelo Disque-Denúncia (0800-772-2006). O valor da multa por descarte irregular de resíduos pode ultrapassar R$ 40 mil e resultar na apreensão do veículo usado para o descarte.