Operação Inverno conta com telefone 199 para atender pessoas em situação de rua em Guarulhos

Assunto: Abordagem Social Praça Getúlio Vargas Local: Praça Getúlio Vargas Data: 01.04.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Em razão da chegada do período de baixas temperaturas, a Prefeitura reforça a Operação Inverno ao disponibilizar o telefone 199 para que a população possa informar locais em que haja pessoas em situação de ruas e a temperatura estiver igual ou abaixo de 13 graus. Desta forma, o Serviço de Abordagem Social será acionado e irá até o local para realizar o atendimento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale,“a Operação de Inverno é fundamental para que, através de uma força-tarefa realizada pela Prefeitura, consigamos alcançar o maior número de pessoas em situação de rua. Que elas tenham uma acolhida nos dias de baixa temperatura, cuja exposição pode até levar à hipotermia e, em alguns casos, à morte. Daí a relevância dessa operação, que irá durar todo o inverno. Iremos, através da equipe de abordagem social, encaminhar essas pessoas para nossos serviços e através de nossos Restaurantes Populares ofertaremos a alimentação. A ideia principal é tirá-los da rua nesse período de frio de uma forma intensificada, haja vista que alguns se recusam a ser acolhidos”, afirmou o gestor.

Iniciada no dia4 de junho, a Operação Inverno prosseguirá até o final da estação e é desenvolvida de forma indireta pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social através do Núcleo Batuíra, vencedor do edital de chamamento público. Fora da época de frio, o trabalho ocorre diariamente das 9h às 21h. Durante o inverno, o atendimento através do 199 ocorrerá 24 horas por dia.

A Prefeitura oferece diversos serviços a esses cidadãos, como os Centros POP(Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua)e as Casas de Acolhimento, ofertando atendimento técnico, alimentação e pernoite.

Serviço

Disque 199 para informar pessoas em situação de rua no inverno, especialmente se temperatura estiver igual ou abaixo de 13 graus

- PUBLICIDADE -