Guarulhos disponibiliza imagens online de patrimônios históricos do município


A Prefeitura de Guarulhos disponibiliza reprodução de imagens de domínio público, uma coleção de fotos de patrimônios históricos do município, para consulta online no site da Wikimedia Commons, utilizando licenças livres. O projeto, mantido pela Wikimedia Foundation, tem como objetivo servir de repositório para imagens e outros tipos de multimídia.

A iniciativa foi alcançada por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e a Wiki Movimento Brasil, colocando à disposição dos internautas 50 fotografias históricas da cidade de Guarulhos, dentre as quais a do Sítio da Candinha, a antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos, a Biblioteca Monteiro Lobato, a Igreja Bom Jesus da Cabeça, a Casa Amarela – Praça IV Centenário e o Estádio Fioravante  Iervolino, entre outras.

O acesso às imagens é feito pelo site https://commons.wikimedia.org. No canto superior direito, basta digitar o nome do patrimônio desejado na barra de pesquisa. As imagens são classificadas como trabalhos não artísticos, de autores desconhecidos ou que faleceram antes de 1936.

“Uma parceria como essa coloca os bens patrimoniais da cidade de Guarulhos em um circuito internacional de registro de imagens, o que permite que pessoas de qualquer parte do mundo possam ter acesso a ele”, comemora o secretário de Cultura, Vitor Souza, ao lembrar que os patrimônios culturais são universais e não podem ser definidos pelo código de endereçamento postal de uma única região.

Para informações sobre quais imagens estão disponíveis e conhecer o termo de acordo entre a Prefeitura de Guarulhos e a WikimediaCommons, acesse: http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br.

- PUBLICIDADE -