Programação do Agosto Dourado reforça padrão ouro do leite materno


Agosto é a época do ano em que o mundo todo promove ações de incentivo ao aleitamento materno. Por isso, o mês recebeu a cor dourada em alusão ao padrão ouro de qualidade do leite humano. Em Guarulhos a programação relacionada ao tema, que mobilizará todos os serviços da rede municipal de Saúde ao longo dos próximos 30 dias, terá início com a solenidade de abertura da 19ª Semana de Amamentação, a partir das 8h30 desta quinta-feira (1º), no salão de Artes do Adamastor Centro.

Para a abertura do evento, Guarulhos convidou a pediatra e neonatologista formada pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Vânia Gato Medeiros, que vai falar sobre o protagonismo da família no apoio ao aleitamento materno. Com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, ela integra atualmente equipes humanizadas de assistência ao parto e também é professora da pós-graduação em Cuidado Materno Infantil do Instituto Mame Bem.

A palestra da médica, que terá início às 10 horas, vai ao encontro do tema mundial da Semana de Amamentação de 2019: “Empoderar mães e pais! Favorecer a amamentação hoje e para o futuro!” Logo após a explanação, será realizado o lançamento do Selo Unidade Amiga do Peito, título que será concedido às creches que abraçarem a causa, desenvolvendo atividades para apoiar e incentivar a continuidade do aleitamento materno, além de ações para melhorar a qualidade de suas práticas.

Oficina sobre amamentação

Para tanto, na parte da tarde, será realizada uma oficina, coordenada pela equipe do Banco de Leite Humano de Guarulhos e do Programa Saúde na Escola, para capacitar coordenadores das creches da rede municipal e entidades parceiras sobre a manutenção do aleitamento materno nessas instituições para evitar o desmame precoce. 

Temas como a garantia de direitos de mães e bebês; as etapas importantes para atender as famílias que solicitam aleitamento materno nas creches e orientações para recebimento, armazenamento e administração do leite materno nessas instituições serão abordados na oficina.

Benefícios do leite materno

Segundo o Ministério da Saúde, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies já está comprovada por vários estudos científicos. O aleitamento materno é a principal estratégia para reduzir as mortes infantis, uma vez que a mortalidade por doenças infecciosas é seis vezes maior em crianças menores de dois meses não amamentadas.

Isso porque o leite materno protege conta as diarreias, contribuindo para que a doença seja mais branda caso ocorra; evita doenças respiratórias; diminui o risco de alergias, bem como de colesterol alto, diabetes e hipertensão ao longo do tempo. Além disso, a amamentação melhora o desenvolvimento intelectual e da cavidade bucal, estimula o vínculo afetivo de mãe e filho, entre outros benefícios, como, por exemplo, o fator econômico com a redução de custos.

- PUBLICIDADE -