Setor de Serviços é o que possui maior número de postos de trabalho em Guarulhos


Antônio Boaventura

[email protected]

Dados obtidos pelo HOJE junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que o setor de serviços com quase 143 mil pontos é o que possui maior número de postos de trabalho no município. Na sequência aparecem os setores de comércio com cerca de 71 mil e indústria de transformação, que conta com quase 90 mil empregos.

Além dos setores de serviço, comércio e indústria de transformação, o município também se destaca em áreas como a de extrativa mineral, serviço de utilidade pública, construção civil, administração pública e agropecuária. As informações correspondem ao mês de março deste ano e do ano passado.

Destes oito setores destacados, quatro deles

[administração pública, construção civil, indústria de transformação e
extrativa mineral]

apresentaram queda inferior a 1% em relação aos postos de trabalho dentro do respectivo período. Já agropecuária, serviços, comércio e serviços de utilidade pública foram responsáveis pela ampliação dos postos em quase 3%.

Em contrapartida, a cidade registrou o crescimento de quase 200 vagas nos primeiros seis meses deste ano. Foram 57.487 demissões contra 57.665 contratações. A pesquisa demonstra que o semestre poderia ter um resultado ainda melhor, já que, só o mês passado foi registrado o fechamento de 412 vagas.

No semestre, a indústria de transformação foi a que mais abriu vagas na cidade com 702 delas, em sequência estão os setores de construção civil e comércio. Já o setor de serviços industriais de utilidade pública teve o pior resultado fechando quase 300 postos de trabalho. O setor de serviços teve números parecidos com menos 258 vagas.

No Brasil, o mercado de trabalho formal apresentou saldo no azul de 48.436 vagas formais de emprego em junho. Já no acumulado do primeiro semestre, foram criadas 408.500 vagas, na série com ajustes, apontou o levantamento.

- PUBLICIDADE -