Exposição fotográfica revela tradições da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso

A exposição Comunhão, resultado de pesquisa fotográfica da artista guarulhense Marina Pinto no Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso, durante os festejos da Carpição e os louvores à santa, será destaque entre este sábado (03) até o dia 29 de setembro, de quarta-feira a domingo, das 14h às 19h, no Centro de Cultura Popular Carpição. A abertura da exposição acontece neste sábado (3), às 19h, e conta com bate papo com a fotógrafa.

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, a exposição é gratuita e  é fruto de uma parceria entre Marina Pinto e o Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos, com o objetivo de divulgar a Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, cujas comemorações acontecem durante todo o mês de agosto.

A mostra tem caráter itinerante e, desde 2013, já passou por vários locais. Comunhão é composta por 20 imagens em preto e branco, registradas em um período de dez anos, entre 2001 e 2011. Nesse conjunto de fotografias, Marina Pinto revela a fé dos romeiros, moradores, as missas, os grupos folclóricos e religiosos que compõem o universo das tradições festivas do Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso, delicadamente retratados pelas lentes e sensibilidade da fotógrafa.

Marina Pinto retrata e perpetua todo esse legado através da fotografia. Como a própria artista descreve, as imagens representam recortes diversos dos acontecimentos.

Inspiradas nos estandartes dos grupos tradicionais da cultura popular, a artesã Célia Thomé e a fotógrafa Marina Pinto confeccionaram manualmente os estandartes que servem de suporte para as fotos impressas, a partir de tecidos que formam um conjunto harmônio de arte e fé.

Para conferir a programação completa da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, acesse: www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural

278ª Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso acontece nos dias 24 e 25 deste mês

Como parte da tradição em louvor à padroeira cidade, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, realiza nos próximos dias 24 e 25 de agosto, programação de atividades artísticas e culturais gratuitas para celebrar a 278ª Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso.

No sábado (24), às 9h, acontece a 18ª Romaria a Nossa Senhora de Bonsucesso, procissão sacro-artística na qual os devotos cantam músicas religiosas, dançam, recitam poesias e executam performances teatrais sempre ao som de músicas folclóricas. O evento conta também com a participação do cordelista Bosco Maciel, um dos idealizadores da romaria, e de artistas das folias de reis Estrela Dalva e Estrela Guia.

Os espetáculos oferecidos pela Secretaria de Cultura no palco principal ampliam o conceito cultural da 278º Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso, ao trazer para o evento a banda Moda de Rock, que divide o palco no dia 24 com os Favoritos da Catira, Orquestra de Violeiros Coração da Viola e Quando o Inhambu Tocou no Meu Quintal. O grupo, formado pelos músicos Ricardo Vignini e Zé Helder mistura as poderosas melodias de grandes clássicos do rock com a belíssima sonoridade da viola caipira.

Serviço:

Exposição Comunhão

Data: de sábado (3 de agosto) a 29 de setembro

Horário: de quarta a domingo, das 14h às 19h

Local: Centro de Cultura Popular Carpição

rua Catarina Maria de Jesus, s/n Bonsucesso

Entrada gratuita

Foto: Marina Pinto