Funcionários da Prefeitura de Guarulhos participaram nesta sexta-feira (2)de uma ação para alertar motoristas que passaram pela rodovia Hélio Smidt, nas proximidades da estação de trem do Parque Cecap,sobre o tráfico de pessoas.

A mobilização com entrega de panfletos informativos foi iniciativa da Política Rodoviária Federal em Parceria com o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, a Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), a Associação dos Veteranos da Força Aérea (AVFAB) e a Comissão de Direitos Humanos da Subseção Guarulhos da OAB.

A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, conhecida também como campanha Coração Azul, que visa a despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Denúncias podem ser realizadas por meio do disque 100 ou ligue 180. 

O tráfico de pessoas é crime, conforme a lei nº 13.344/2016, que envolve agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso com a finalidade de exploração. A exploração pode ocorrer de diversas formas, como trabalho análogo ao escravo, remoção de órgãos, adoção ilegal e exploração sexual.

Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante

Guarulhos realiza ações no enfrentamento ao tráfico de pessoas através do PAAHM, um equipamento da Prefeitura que atua na proteção e promoção de soluções humanitárias e solidárias aos migrantes. O PAAHM funciona 24 horas por dia e está instalado no Aeroporto Internacional de Cumbica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here