Guarulhos já registrou 29 casos de sarampo neste ano, diz Secretaria da Saúde

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

De janeiro até sexta-feira (02), foram confirmados 29 casos de sarampo na cidade, segundo dados da Secretaria da Saúde, alegando que em nota que os bairros com maior número de casos são os da região central. A campanha de vacinação em Guarulhos, termina no dia 16 deste mês.

“A Campanha de Vacinação, que é destinada aos jovens de 15 a 29 anos, termina no dia 16 de agosto. No entanto, vale destacar que a vacina contra o sarampo integra o calendário nacional de imunização e está disponível nas UBS durante o ano todo”, destacou em nota a secretaria. O número de casos de sarampo vem registrando alta na cidade, já que até o inicio do mês passado, a cidade tinha contabilizado 19 casos.

As ações de vacinação já ocorreram em feiras livres, além de terminais de ônibus, igrejas, escolas, empresas, supermercados, no Tiro de Guerra, e até quinta-feira (01), a campanha também ocorreu no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos em Cumbica, e de acordo com a pasta, a partir da próxima semana também terá vacinação nas universidades.

O objetivo da prefeitura é vacinar 335.540 mil pessoas, público estimado da faixa etária entre 15 e 29 anos, porém, até o momento, segundo a pasta, apenas 16,97% dessa população já foi vacinada. De acordo a secretaria, não há tratamento específico para o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa através de tosse e secreções.  

Os sintomas mais comuns são: irritação nos olhos, corrimento no nariz, manchas brancas na parte interna da bochecha e mal-estar, tosse persistente e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também febre e convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, provoca lesões cerebrais e infecções no encéfalo.

- PUBLICIDADE -