Supermercados de Guarulhos são o quarto maior gerador de emprego do setor em SP

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

As redes de supermercados instaladas em Guarulhos ocupam a posição de 4º maior gerador de emprego do setor em todo estado de São Paulo. No mês de junho deste ano, eles empregaram 123 pessoas. Este número representa um aumento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado.

O município conta com 627 lojas divididas em quatro segmentos. São 70 unidades comerciais de atacado e atacarejo, 152 lojas entre hiper e super, mini e mercearia contam com 344 estabelecimentos e outras 61 de hortifrúti e sacolão. Elas juntas empregaram 9 pessoas em junho de 2017, outras 71 no ano seguinte e 123 no mesmo período deste ano.

Para Thiago Berka, economista da Associação Paulista de Supermercados (Apas), este crescimento acentuado nas contratações, principalmente do setor de varejo alimentar, demonstra que os consumidores estão mais confiantes, o que pode resultar no aumento de vendas no segundo semestre e, consequentemente, mais outros empregos.

“Os dados de vendas reportados pelas empresas de construção civil, um setor que é um termômetro da economia, aliado à aceleração de empregos nos supermercados, indicam um crescente de confiança por parte dos consumidores. Esse ímpeto pode ganhar mais força e resultar em mais vendas para o setor, principalmente com a liberação para saques do FGTS e a reforma da previdência sendo aprovada no Senado”, avaliou Berka.

Entre as cidades, Guarulhos está entre as principais geradoras de emprego no varejo alimentar em junho, ficando atrás de São Paulo, Taubaté e Guaratinguetá. Entre os principais cargos que tiveram resultados positivos no estado de São Paulo, repositor de mercadorias foi disparado o primeiro colocado seguido de embalador e operadores de caixa.

- PUBLICIDADE -