Festa da Carpição reúne devotos no Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso

Foto: Márcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta segunda-feira (5) devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso se reuniram no santuário para celebrar a Festa da Carpição, evento que mantém vivo o hábito de carpir o mato em torno da capela. O prefeito Guti, o secretário de Cultura Vitor Souza e o subsecretário Adalmir Abreu participaram do evento, que contou com o hasteamento do mastro e missa com a bênção da terra.

Guti cumprimentou as autoridades religiosas, ressaltando a importância da 278ª Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso para a cidade. “É um momento de grande celebração, em que relembramos nossos antepassados que por quase três séculos semearam e mantiveram vivas as tradições, em que pedimos discernimento e sabedoria para plantar e colher boas ações”, comemorou Guti, lembrando a importância do trabalho coletivo para o alcance de conquistas comuns.

O secretário Vitor Souza observou a importância da Festa da Carpição, que, assim como os demais eventos que compõem as comemorações em louvor à padroeira, dá sentido próprio à devoção das pessoas. “O ato de carpir, de crer no poder de cura da terra, de dedicar mensagens que são colocadas no mastro, tudo isso demonstra a profunda relação das pessoas com a terra dessa região, uma história riquíssima que as novas gerações devem perpetuar, uma vez que elas se misturam com a própria história da cidade de Guarulhos”, disse o secretário.

Souza lembrou ainda que, no próximo domingo (11), às 9h, uma carreata se desloca do Santuário de Nossa Senhora de Bonsucesso em direção à Igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, levando a imagem da santa padroeira. No dia 18 de agosto, também um domingo, às 9h, acontece uma moto romaria com motociclistas da cidade, responsáveis por transportar a imagem da santa de volta ao santuário, em Bonsucesso.

Nos dias 24 e 25 de agosto, a Prefeitura de Guarulhos oferece intensa programação de atividades artísticas e culturais, como a 18ª Romaria a Nossa Senhora de Bonsucesso e a Romaria dos Cavaleiros, além de apresentações musicais no Rancho dos Romeiros e no palco principal do evento.

Para conhecer a programação completa da 278ª Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, acessehttps://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

- PUBLICIDADE -