Sobe para 33 o número de casos de sarampo em Guarulhos

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Subiu para 33 o número de casos de sarampo em Guarulhos, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, que em nota, informou ao HOJE que o último balanço realizado no dia 1 deste mês aponta que foram vacinados 71.774 mil jovens de 15 a 29 anos no município, em um público estimado de 355.540 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Nos últimos seis dias, Guarulhos registrou quatro casos de sarampo, passando de 29 para 33. No mesmo período, o estado de São Paulo teve um aumento de 52,7% nos casos da doença”, afirmou a secretaria, destacando que os maiores casos da doença na cidade ainda estão na região central.

A campanha de vacinação, que é destinada aos jovens de 15 a 29 anos, termina no dia 16 deste mês (próxima sexta-feira), porém, segundo a secretaria, a vacina contra o sarampo integra o calendário nacional de imunização e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante o ano todo.

Os sintomas mais comuns são: irritação nos olhos, corrimento no nariz, manchas brancas na parte interna da bochecha e mal-estar, tosse persistente e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também febre e convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, provoca lesões cerebrais e infecções no encéfalo.

A campanha de vacinação da secretaria já ocorreu em feiras livres, além de terminais de ônibus, igrejas, escolas estaduais, empresas, supermercados, no Tiro de Guerra e também no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos em Cumbica.

- PUBLICIDADE -