Turismo de Guarulhos registra crescimento no primeiro trimestre de 2019

FFOTOPAAAA
- PUBLICIDADE -

Entre janeiro e março de 2019 a hotelaria de Guarulhos cresceu 11,76% na ocupação e 2,97% na diária média na comparação com o mesmo período de 2018. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (14) no auditório do Paço Municipal durante evento de lançamento do Mapa Turístico da cidade e da nova sinalização dos principais pontos turísticos do município.

Na ocasião, o prefeito Guti comemorou o progresso do turismo local. “Não tenho dúvida que essas ações, o mapa e a sinalização, irão refletir positivamente na cidade. Temos um turismo de negócios forte e devemos criar atrativos para que as pessoas fiquem ainda mais tempo em Guarulhos e para que a nossa economia seja potencializada. Quero parabenizar todos os que trabalharam nas ações anunciadas hoje, que reforçam o que há de positivo no município”. 

O Mapa Turístico, criado pela Prefeitura de Guarulhos e pelo Gru Convention & Visitors Bureau, traz os principais pontos turísticos da cidade, os bares e restaurantes, além dos hotéis divididos por categorias de preços e outros serviços. O mapa, com textos em inglês e português, está disponível no aeroporto de Guarulhos e nos hotéis do município.

Outra ação anunciada nesta quarta-feira (14) foia nova sinalização dos pontos turísticos da cidade, que terá informações em texto de cada local e um QR Code com descrição em áudio desse conteúdo. As placas serão instaladas em 34 pontos do município nos próximos meses.

Para o secretário de Desenvolvimento de Guarulhos, William Paneque, as ações anunciadas reafirmam um dos pilares da atual gestão, que é fomentar o turismo da cidade. “É nosso dever mostrar os atrativos do município e criar no guarulhense um sentimento de pertencimento. Com esse objetivo, o prefeito Guti e a secretaria vão trabalhar como indutores do crescimento do turismo”.

Comtur e outras ações

Antes da divulgação do Mapa Turístico e da nova sinalização, aconteceu também no auditório do Paço Municipal uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O diretor de Turismo, Ricardo Balcone, citou que há um projeto de lei em tramitação para a criação do Fundo Municipal de Turismo, além de destacar outras iniciativas realizadas pela diretoria desde 2017. “Começamos estruturando o turismo da cidade com o Plano Diretor, a lei do Comtur e a restruturação do departamento para termos uma base”, afirmou antes de lembrar ações como o balcão de informações turísticas no aeroporto e anunciar a existência de uma emenda de atividade de R$ 920 mil para a instalação da Centro de Informação do Turismo na Praça IV Centenário, junto com uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) e a sede do Gru Convention & Visitors Bureau.

Prêmio Luis Figueira de Quental

Ainda durante o evento desta quarta, foi divulgado que o Prêmio Luis Figueira de Quental, iniciativa que homenageia o membro mais ilustre da entidade e reconhece pessoas, projetos, personalidades e iniciativas ligadas ao turismo municipal, está com as inscrições abertas pelo site bit.ly/premioquental.

Português nascido em 9 de setembro de 1925, Luis Figueira de Quental foi um dos maiores expoentes do turismo nacional. Ingressou no segmento através do comando da Associação Brasileira de Hospedagem, Gastronomia e Turismo (Abresi). Além disso, ajudou a criar a Fundação 25 de Janeiro (Visite São Paulo) e fundar a Confederação Nacional de Turismo (CNTur). Em Guarulhos, foi secretário-geral do Conselho Municipal de Turismo, onde permaneceu ativo até os 80 anos. Faleceu em 4 de agosto de 2016.

O evento de lançamento do Mapa Turístico e da nova sinalização dos pontos turísticos também contou com a presença de Danilo Ramalho, presidente do Comtur, Gisele Soeiro, presidente do Guarulhos Convention & Visitors Bureau, além de conselheiros do Comtur, empresários e profissionais do turismo.

- PUBLICIDADE -