O Ministério da Saúde recomendou que todas as crianças que forem à Guarulhos sejam vacinadas contra o sarampo. O comunicado foi divulgado alertando os pais para fazerem o processo de vacinação.

A orientação é de que as crianças sejam imunizadas pelo menos 15 dias antes de irem à cidade. O objetivo é, além da prevenção, interromper a cadeia de transmissão da doença no país. 

Mas, segundo a pasta, esta vacina não substitui e não é válida para a carteira nacional de vacinação. Ou seja, a criança que tomar esta vacina ainda deve seguir o calendário normalmente.

Além de Guarulhos, no estado de São Paulo, as cidades com registro de sarampo, segundo o Ministério da Saúde, são: São Paulo, Santos, Fernandópolis, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Mairiporã, Pindamonhangaba, Sorocaba, Diadema, Indaiatuba, Osasco, Barueri, Caçapava, Caieiras, Embu, Estrela D’Oeste, Francisco Morato, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Mogi das Cruzes, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté.

Segundo o médico Dr.Cassio Souto Santos, é muito perigoso deixar de vacinar as crianças. “Esta ideia de que não se deve vacinar prejudica a saúde pública e dos filhos”, comentou.

Segundo ele, a melhor forma de combater uma epidemia é a prevenção. “Não podemos deixar chegar nesse nível, mas agora é hora de prevenção e vacinação em massa”, indagou Cassio Souto Santos.

Por fim, Cassio Souto Santos disse que Guarulhos, por ser muito populosa, tem sido vítima deste surto de sarampo. “É muita gente morando na cidade, isso agrava a situação. O governo precisa olhar para Guarulhos com mais cuidado”, concluiu Cassio Souto Santos.

A vacina em questão é a tríplice viral que, além do sarampo,  protege contra rubéola e caxumba. Após a aplicação desta vacina, conhecida como “dose D”, é necessário aguardar ao menos 30 dias para se aplicar a tríplice aos 12 meses, como consta no calendário.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here