Sem quadra, alunos realizam aulas de educação física em pátio de escola no Jardim São Domingos

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Reportagem: Ulisses Carvalho

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A Escola Estadual Padre Antônio Valesco Aragon, localizada na rua Friburgo, n° 80, no bairro do Jardim São Domingos, sofre com a falta de uma quadra para que os alunos realizem as aulas de educação física, de acordo com a dona de casa Jussara Maria Oliveira Silva, 36, mãe de um aluno de 13 anos, que estuda na unidade desde 2017.

“Essa é a única escola estadual da cidade que não tem quadra para os alunos”, destacou em entrevista ao HOJE Jussara, alegando que como as aulas são realizadas no pátio, muitas vezes a cozinha tem que ficar trancada para evitar que bolas de futebol ou basquete atinjam os alimentos, e as cadeiras também são afastadas no local com o objetivo de proporcionar mais espaço para os estudantes praticarem atividades físicas.

De acordo com Jussara, já chegaram a propor a construção de uma quadra na parte onde atualmente está localizado o estacionamento dos funcionários da escola, porém, até hoje o projeto não saiu do papel. Fotos enviadas pela mãe à reportagem mostram como funciona a improvisação do pátio em quadra, que tem até um cesto de basquete improvisado, além de o espaço ser pintado com marcações de uma quadra esportiva.

Segundo Jussara, a escola atende alunos do quinto ao nono ano, e teria aproximadamente 900 alunos, porém, essa informação do número de estudantes não foi confirmada pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo (Seduc). “Pintaram o pátio como se fosse uma quadra e jogam as mesas onde os alunos comem para o fundo. É uma situação terrível”, afirmou.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Guarulhos informou que a escola tem um espaço que atende os alunos nas aulas de educação física. “Uma equipe técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) está realizando um estudo para analisar a viabilidade técnica de intervenção no prédio. A equipe gestora da unidade está à disposição dos responsáveis pelos alunos para quaisquer esclarecimentos”.

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