Reforma do Casarão da rua Sete de Setembro deve iniciar nas próximas semanas, diz Prefeitura

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

A reforma do Casarão localizado entre as ruas Sete de Setembro e Felício Marcondes, na região central, deverá iniciar nas próximas semanas, de acordo com a administração municipal, que por meio de nota, informou que a licitação já foi concluída, porém, não revelou o valor e a empresa que deverá executar a obra.

“A Prefeitura de Guarulhos informa que o processo de contratação e licitação sobre as obras do Casarão da Sete de Setembro foi concluído. A reforma iniciará nas próximas semanas, com restauração no local e implantação de um centro de formação da Secretaria de Educação”, destacou em nota a prefeitura.

Através do Portal da Transparência no site da Prefeitura de Guarulhos, o HOJE obteve acesso à maquete eletrônica do projeto, que prevê a construção de um prédio anexo ao Casarão. De acordo com o portal, a licitação de n°43651 teve abertura no mês de setembro de 2016, ano da gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida (PDT).

No cronograma financeiro do Casarão, o valor da final da obra orçado no mês de fevereiro de 2017 está em R$ 4,8 milhões, entretanto, o custo atualizado não consta no Portal da Transparência e tampouco foi informado pela administração municipal. No portal também não informa o nome da empresa.

Entre os problemas apontados no projeto de recuperação arquitetônica do Casarão estão a cobertura, os aparatos para a captação das águas fluviais que encontram-se deteriorados, entupidos e desconectados, além da instalação elétrica, hidro sanitária, telefonia e dados que são inexistentes.

Casarão sofre com abandono e já teve dois incêndios

No inicio deste mês, o Casarão novamente sofreu outro incêndio, já que o primeiro havia ocorrido em 2016. Nenhuma pessoa foi presa e de segundo o Corpo de Bombeiros, teriam ateado fogo no entulho que está localizado dentro da residência. A reportagem questionou a prefeitura sobre o tamanho da área e se o local permanece interditado pela Defesa Civil, porém, não houve resposta.

Recentemente, segundo a prefeitura, agentes da Guarda Civil Municipal encaminharam para a Polícia Militar um homem que estava em posse de uma picadeira dentro do imóvel. O Casarão é tombado por meio do Decreto Municipal n° 21.143 de dezembro de 2000, e a residência já foi a sede da primeira Vara do Fórum de Guarulhos, em fevereiro de 1956, além de no período entre 1973 a 2001, o local foi sede da Secretaria Municipal de Obras, Junta de Alistamento Militar e Museu Municipal, de acordo com o projeto de recuperação do imóvel disponibilizado no Portal da Transparência.

O terreno onde se encontra o Casarão foi concedido em 1913 pelo então prefeito Gabriel José Antônio a José Maurício de Oliveira Sobrinho, que também foi prefeito da cidade entre os anos de 1919-1930 e 1940-1945. Sobrinho mandou construir o Casarão como sua residência que teria ficado pronta no ano de 1925, de acordo com o projeto.

- PUBLICIDADE -