Cultura e devoção marcam a 278ª edição da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso


No sábado (24), às 9h, acontece a 18ª Romaria a Nossa Senhora de Bonsucesso, procissão sacro-artística na qual os devotos cantam músicas religiosas, dançam, recitam poesias e executam performances teatrais sempre ao som de músicas folclóricas. O evento conta também com a participação do cordelista Bosco Maciel, um dos idealizadores da romaria, e de artistas das folias de reis Estrela Dalva e Estrela Guia.

Já no domingo (25), às 8h, acontece a Romaria dos Cavaleiros, com chegada prevista ao Rancho dos Romeiros às 11h. No local, haverá shows musicais no sábado e domingo, a partir das 13h. “As apresentações musicais oferecidas no Rancho dos Romeiros representam verdadeiro encontro de artistas ligados à música caipira. Tudo isso agrega arte e cultura à Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso e ajuda a fortalecer nossa luta para preservar a música sertaneja”, explica Vera Bianca, coordenadora das apresentações do rancho ao lado de Eduardo Amaral.

A vasta programação se estendeu por todo o mês de agosto. Na manhã do dia 05 devotos se reuniram no santuário para celebrar a Festa da Carpição, evento que mantém vivo o hábito de carpir o mato em torno da capela.

No último dia 11, a Diocese de Guarulhos promoveu a carreata levando a imagem da santa padroeira, deslocando-a do Santuário de Bonsucesso rumo à Igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. A carreata percorreu 16 quilômetros por algumas das principais vias da cidade, passando pelas avenidas Doutor Arthur Marcondes Siqueira, Paschoal Thomeu e Papa João Paulo I, no Jardim Presidente Dutra, e pela estrada Guarulhos-Nazaré até chegar às avenidas Monteiro Lobato, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Antônio de Souza e Tiradentes, rumo ao centro da cidade pelas ruas Doutor Nilo Peçanha e Capitão Gabriel, até chegar à praça Tereza Cristina. Já no dia 18 integrantes do Naja Motoclube realizaram a Moto Romaria, iniciativa que demonstra que a linguagem artística do evento permite cruzar fronteiras. 

As comemorações de Nossa Senhora de Bonsucesso tiveram início no dia 16 de julho, data em que foi celebrado o aniversário de 69 anos da paróquia durante evento que contou com a descida do mastro e a abertura do jubileu de 70 anos.

Para conhecer a programação completa da 278ª Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Romaria e Rancho dos Romeiros

Em meio a um ambiente pleno de entretenimento para toda a família, os devotos ainda encontram muita arte, artesanato e delícias culinárias. Além de fortalecer vínculos artístico-culturais, por meio da oferta de atividades de diferentes linguagens, a participação de grupos e artistas da cidade durante o evento também enfatiza a importância de agregar e reafirmar valores tradicionais.

Os espetáculos oferecidos pela Secretaria de Cultura no palco principal ampliam o conceito cultural da 278º Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso, ao trazer para o evento a banda Moda de Rock, que divide o palco no dia 24 com os Favoritos da Catira, Orquestra de Violeiros Coração da Viola e Quando o Inhambu Tocou no Meu Quintal. O grupo, formado pelos músicos Ricardo Vignini e Zé Helder mistura as poderosas melodias de grandes clássicos do rock com a belíssima sonoridade da viola caipira.

“Tanto o Moda de Rock quanto o Matuto Moderno e os Favoritos da Catira são grupos muito ligados à história musical de Guarulhos. Fazer um show na tradicionalíssima Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, nesse que é o centro histórico mais antigo e charmoso da cidade, é para nós motivo de enorme orgulho, é sempre muito marcante participar dessa linda festa”, comemora Zé Helder, que é professor do Conservatório Municipal de Guarulhos há 13 anos.

No domingo, o palco principal será responsável pela transição cultural da música sertaneja para o forró pé de serra, uma programação voltada para a comunidade nordestina e aos amantes do forró e da música sertaneja, com destaque para os artistas Vanessa Ajalla, Paulista, Leila e Lucas e Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo.

Serviço:

18ª Romaria a Nossa Senhora de Bonsucesso

Data: sábado, 24 de agosto, às9h

Local: concentração em frente à Capela Nossa Senhora Aparecida. Rua Três, 35, Inocoop. Saída prevista para as 10h

- PUBLICIDADE -