Guarulhos está na lista dos municípios mais populosos do país desde 1974

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Nesta terça-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou através do próprio site (https://bit.ly/2kRiR4H), um gráfico que mostra os 20 municípios mais populosos do pais desde o primeiro censo, realizado no ano de 1872. Guarulhos começou a ocupar este gráfico entre as cidades mais populosas no ano de 1974, quando chegou a 20° posição.

No ano de 1976, a cidade já estava na 18° colocação, e em 1983, o município era o 16º maior. Somente em 1997, segundo o gráfico, que Guarulhos saltou para o 14° lugar, e desde 1998, a cidade é a 13° maior do país. São Paulo assumiu o posto de maior cidade do país no ano de 1952, que anteriormente era ocupado pelo Rio de Janeiro.

De acordo com o IBGE, essa ascensão da capital paulista foi marcada por um grande crescimento econômico, além de absorver os fluxos migratórios, principalmente da região Nordeste. “O capital mobilizado para a produção de café começa a migrar para o setor industrial em São Paulo. Essa transição é mais concentrada espacialmente, há um ganho com a proximidade. Quanto mais indústria surge em um lugar, mais estímulo tem para outras se concentrarem ali”, explica o geógrafo do IBGE, Marcelo Paiva da Motta, para o site do órgão.

No mês passado, o IBGE já havia divulgado a nova estimativa populacional dos municípios e do país, continuando Guarulhos como a 13° cidade mais populosa com 1.379.182 habitantes, além de continuar como a segunda maior cidade do estado em população. No primeiro censo em 1872, segundo o IBGE, a cidade com maior população era o Rio de Janeiro, seguido por Salvador, Recife, Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro e Cachoeira, no estado da Bahia, que atualmente tem pouco mais de 33 mil habitantes e está localizada há 120 km da capital Salvador.

Foto: Ivanildo Porto