Assinatura de acordo com Sabesp garante 40% do esgoto tratado até 2020 em Guarulhos


Guarulhos assinou nesta segunda-feira (23) mais um acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Após se tornar responsável pela distribuição de água na cidade e a coleta de esgoto desde o início do ano, a Sabesp irá a partir de agora atuar no tratamento dos dejetos produzidos no município, o que deverá elevar o patamar do esgoto tratado dos atuais 12% para 40% até o final de 2020.

Duas estações de tratamento da Sabesp, as ETEs Parque Novo Mundo e a São Miguel, irão receber o esgoto de Guarulhos, sendo que a primeira passa por um processo de ampliação. Além disso, o município possui três ETEs (São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio) que passaram a ser operadas pela companhia paulista emergencialmente no final de agosto, após o encerramento de parceria público-privada (PPP) com a Sagua.

O prefeito de Guarulhos, Guti, lembrou que a atual administração assumiu a cidade com um tratamento de apenas 2,12% do esgoto e o elevou a 12% utilizando apenas recursos próprios, o que representa um crescimento de 566%. “A meta é chegar ao final do ano que vem com 40% do esgoto tratado”, disse, referindo-se a um termo de ajuste de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado em maio de 2018 que prevê esse percentual. “Tratamento de esgoto é uma questão de saúde pública”, resumiu Guti.

O TAC anterior, firmado durante as gestões de Elói Pietá e Sebastião Almeida, previa 80% do esgoto tratado até o final de 2017, o que não ocorreu pela falta de investimento em coletores-tronco e interceptores, que levam o esgoto às ETEs. Pelo mesmo motivo, a PPP com a Sagua foi encerrada há cerca de um mês.

“A solução do tratamento do esgoto em Guarulhos vai permitir acelerar o projeto de despoluição do rio Tietê”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria, durante a coletiva de aditamento do contrato de Guarulhos com a Sabesp.

A meta do Estado é despoluir o Tietê em dez anos, trabalho que passa pela universalização do tratamento do esgoto guarulhense.

- PUBLICIDADE -