Casa das Rosas recebe ações culturais e educativas no Outubro Rosa em SP

- PUBLICIDADE -

A Casa das Rosas, na capital paulista, vai receber até dia 20 uma série de atividades culturais e educativas sobre o câncer de mama. No mês dedicado à conscientização para o controle e diagnóstico da doença (o Outubro Rosa), a Casa abriu espaço para o movimento Coletivo Pink apresentar à sua maneira as múltiplas formas de se abordar o tema.

O propósito do Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa é encontrar formas de dialogar com toda a sociedade e dar voz para quem enfrenta o câncer de mama. Esse tipo de tumor é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento e impedir a evolução da doença.

A iniciativa do grupo começou em 2018. Neste ano, a programação é composta por serviços, oficinas, debates e um festival de artes, com atividades de teatro, cinema e música. Muitas delas têm como enfoque trabalhar com a auto-estima de pacientes e buscar formas de lidar com o processo de tratamento.

Um dos objetivos do Coletivo Pink é dar voz às pacientes, propósito que se reflete na programação. Em uma das intervenções, os rostos de mulheres em tratamento contra a doença estão em 30 painéis de fotos e por informações que desmistificam os principais tabus enfrentados pelas pacientes ao longo do tratamento.

 “A opção de abordar o câncer de mama por meio da arte passa pela percepção de que a doença vai além do corpo. Estamos falando de mulheres que se informam e vivem emoções durante o tratamento. Por isso, é fundamental ter um olhar integral, que leva em conta todos os aspectos do ser humano”, diz a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.

São parceiros da ação o Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer (IVOC), Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), Fundação Laço Rosa, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Fundação Nossa Casa, Meninas de Peito, Todos Juntos contra o Câncer (TJCC), Instituto Frida Galera e Pfizer.

Serviço

Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa

  • Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo (Metrô Brigadeiro)
  • Quando: De 1º a 20 de outubro
  • Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h
  • Inscrições e informações: www.coletivopink.com.br
- PUBLICIDADE -