Guarulhos promove evento para discutir a qualidade da alimentação escolar

A cidade de Guarulhos sediou nesta sexta-feira (4) o 1° Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), no Adamastor Centro. O evento contou com as presenças do prefeito Guti, do secretário de Educação, Paulo Matheus, além de vários representantes da área da alimentação escolar de diversas cidades brasileiras. O evento abriu espaço para discutir aspectos práticos e relevantes para atuação do CAE e nutricionistas, por meio de palestras e troca de experiências com profissionais, dentre eles o chef de cozinha Guga Rocha.

Para o prefeito Guti, o gestor público que enxerga o Conselho de Alimentação Escolar como parceiro só tem a ganhar, fazendo a política pública adequada e levando as questões que precisam de melhorias como meta principal.”Nós temos um profundo respeito pelo CAE, pois sabemos que as políticas públicas, para serem melhoradas, precisam ter um controle externo, não somente do TCU, mas também das pessoas, dos moradores da cidade, que podem se dedicar a fazer o bem e observar como podemos avançar. A alimentação escolar é a porta de entrada para que as crianças desenvolvam o raciocínio e a parte cognitiva melhor.A criança pode ter o melhor professor do mundo, mas é necessário que ela esteja bem alimentada“, destacou o prefeito.

O encontro foi organizado pelo Fórum Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar,por meio do coordenador Marcelo Colonato, e contou com a participação do Tribunal de Contas da União (TCU), de Fátima Menezes, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de Daniel Balaban, representante da Organização das Nações Unidas (ONU),do diretor do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação (Dase), Jaime Daniel Pereira de Morais, e do chef de cozinha Guga Rocha, atualmente um dos nomes da nova geração de chefs brasileiros de maior destaque.

Desde quando chegamos à Educação a alimentação escolar nunca saiu da nossa pauta, ela sempre foi e será um dos temas primordiais da nossa gestão devido a sua importância e poder transformador na vida dos alunos“, reforçou Paulo Matheus. O secretário destacou ainda que a cidade de Guarulhos faz parte das seis cidades do Brasil participantes do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana (MUFPP), que contribui para que sistemas alimentares sejam políticas prioritárias para seus municípios.

O evento contou ainda com a palestra do chef Guga Rocha, que falou sobre sua experiência em mais de quarenta países, seus estudos sobre a cozinha quilombola e principalmente suas raízes. Guga teve grande influência de sua vó materna, que era cozinheira numa escola pública, e foi assim que ele descobriu sua vocação para preparar pratos saborosos, além de sua mãe ser professora.

A rede municipal de ensino tem como objetivo oferecer capacitação aos cozinheiros, com oficinas e aulas de gastronomia. No sábado (5), das 8h às 12h, acontece a reunião de avaliação com os Conselhos de Alimentação Escolar.