Campanha Doe Amor em Forma de Mechas chega a Guarulhos na segunda-feira


Cabeleireiros do Instituto Amor em Mechas estarão em Guarulhos na próxima segunda-feira (14) para cortar e receber doações de cabelo, que serão utilizados na confecção de perucas para pacientes com câncer por meio da campanha Doe Amor em Forma de Mechas. Os interessados em contribuir com essa causa poderão aparar gratuitamente as madeixas ou doá-las no Salão de Artes do Adamastor Centro, das 9h às 16h.

A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre o instituto e a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), integra a programação do Outubro Rosa na cidade, mês dedicado à saúde da mulher pelo Programa Movimenta Saúde. Além de arrecadar cabelo, o Amor em Mechas também recebe bijuterias e lenços novos ou usados, bem como maquiagem lacrada, produtos que são organizados em kits e distribuídos a pacientes em tratamento quimioterápico ou com alopecia.

O objetivo é colaborar com a elevação da autoestima da mulher durante o tratamento do câncer. Em março passado, 114 pessoas doaram suas madeixas e outras 40 contribuíram com algum item, na primeira campanha realizada na cidade durante o mês da mulher. No site www.amoremmechas.com, os interessados encontram orientações para doar as mechas já cortadas (que devem ter no mínimo 15 cm). Os cabelos devem estar limpos e secos para que sejam doados e não há restrições quanto ao uso de química.

Palestras e dança

Simultaneamente ao corte de cabelo e recebimento de doações, acontecerá no Adamastor um ciclo de palestras pela manhã e também uma oficina de dança circular no período da tarde. “Transformando Vidas” é o tema que será abordado às 10h, pela representante do Instituto Amor em Mechas, Débora Pieretti. Na sequência, às 10h30, o educador físico do Ceresi, Gilberto de Almeida, vai falar sobre exercício físico e câncer de mama.

Já a terceira palestra será ministrada às 11h pela ginecologista do Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg), Eliana Caruso. A médica vai discorrer sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama. Após o intervalo para o almoço, entre 12h e 13h, os trabalhos serão retomados com corte de cabelo e recebimento de doações. Às 14h, a gerente do Tear (serviço da rede de Atenção Psicossocial da Saúde), Denise Antunes, promoverá uma oficina de dança circular e, às 16h, o evento será encerrado.

- PUBLICIDADE -