UBSs de Guarulhos abrem neste sábado para atualizar as doses da vacina do sarampo nas crianças

Uma grande mobilização nacional acontece neste sábado (19) para conter o avanço do sarampo no Brasil, que já registra mais de 6.600 casos somente este ano. Neste Dia D de Vacinação, postos de saúde em todo o país estarão abertos para atualizar as doses de SCR (sarampo, caxumba e rubéola) das crianças menores de cinco anos (entre seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias). Em Guarulhos, onde já foram confirmados 408 casos até a última quinta-feira (10), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 8h às 17h nesta data. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que teve início no último dia 7, será realizada de forma seletiva e em duas etapas. Nesta primeira fase, que se estende até o próximo dia 25, serão imunizadas as crianças menores de cinco anos que estiverem com o esquema vacinal incompleto ou que não foram vacinadas. Por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis compareçam aos postos de saúde com seus filhos levando a carteirinha para avaliação e registro.

Encerrada a etapa das crianças, a campanha entra em uma nova fase, para a imunização seletiva dos adultos de 20 a 29 anos entre os dias 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D no sábado (30) com nova abertura das UBS. Da mesma forma que o público infantil, somente serão vacinadas as pessoas dessa faixa etária que estiverem com esquema de doses incompleto ou que não tenham comprovação de vacinação.

“É importante manter a vacina em dia. Além de evitar as complicações da doença como infecções no ouvido, pneumonia e até infecção generalizada, a vacinação impede a circulação do vírus”, alerta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion.