Tropa de elite da Polícia Militar, Rota completa 49 anos

- PUBLICIDADE -

A Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) completou nesta terça-feira (15), 49 anos de existência. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou da solenidade em comemoração à data.

“Se eu tivesse que colocar uma marca registrado para a Rota eu diria que é a marca do respeito. É com muita satisfação que os cumprimento pelo aniversário de 49 anos de um processo de atuação no combate ao crime”, ressaltou o titular da pasta.

A unidade especializada da Polícia Militar foi criada em 15 de outubro de 1970, e, atualmente, opera com foco no policiamento tático, na escolta especial de presos, de autoridades e de valores; e no controle de distúrbios civis.

A Rota atua na Capital, na Grande São Paulo e em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo em ocasiões específicas, como nos municípios litorâneos durante a Operação Verão e em Campos do Jordão, no inverno.

A unidade possui quatro companhias que compõem o 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), sendo uma matutina, duas vespertinas e uma noturna. A tropa especializada é preparada para atender todo tipo de ocorrência.

O efetivo dos pelotões é treinado diariamente, com aulas teóricas e práticas, onde os policiais praticam os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), como técnicas de busca e abordagens, uso de algema e outras atividades.

Foto: Divulgação SSP

- PUBLICIDADE -