Cruzamento das avenidas Renato Maia e João XXIII recebe semáforos

Uma obra viária de grande importância para Guarulhos será inaugurada no próximo dia 25 para diminuir o número de acidentes em um ponto crítico do trânsito da cidade: trata-se da semaforização do cruzamento entre as avenidas Doutor Renato de Andrade Maia, Papa João XXIII e Praça Salvador Papotto, no Parque Renato Maia.

Considerado um local de alto risco de acidentes pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTU), o assunto gerou intensos debates na Câmara Municipal no ano de 2014, mas só agora, por meio de um convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a obra poderá finalmente deixar de ser um sonho. Os índices registrados no local comprovam a necessidade de medida preventiva: 38 acidentes em 2015; 26 em 2016, além de uma morte por atropelamento em 2018. 

Os recursos financeiros para essa obra são provenientes de uma transferência do Detran para execução de ações ou serviços no âmbito do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e não acarretou nenhum tipo de custo para a Prefeitura de Guarulhos.
“Mesmo com os semáforos desligados, já dá para ver só pelo balizamento feito no local, com a divisão dos canteiros, como o trânsito está melhor e mais seguro. Os motoristas têm mais cuidado na hora de passar por aqui. Quando tudo estiver concluído, acredito que as coisas irão melhorar muito, tanto para os condutores quanto para os pedestres”, disse o engenheiro Caetano de Souza Diegues, de 46 anos, que passa diariamente pelo cruzamento.