3ª Semana Lixo Zero é aberta com evento no Sesc Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Representantes de diversos setores da sociedade participaram nesta sexta-feira (18) da abertura oficial da 3ª. Semana Lixo Zero Guarulhos realizada na unidade Sesc, no Jardim Flor do Campo. Pelo terceiro ano consecutivo, a agenda preparada pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), pretende intensificar o debate acerca de iniciativas para a redução da geração de lixo na cidade.

Até o próximo dia 27, diversos locais da cidade receberão ações com temas relacionados ao consumo consciente, separação e destinação correta dos diferentes tipos de resíduos gerados no dia a dia em casa e no trabalho, caminho do lixo na cidade, coleta seletiva, reciclagem e compostagem. A agenda completa está disponível no link: http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br.

Representando o prefeito Guti, o secretário Rodnei Otavio Minelli (SSP) falou sobre a importância da iniciativa. “Há mais de dois anos a Prefeitura tem desenvolvido esse trabalho de conscientização a respeito da questão do lixo e, nesse período, cerca de 260 mil pessoas já foram de alguma forma sensibilizadas. Nos próximos dias, teremos 49 atividades, sendo que mais da metade delas são iniciativas da sociedade civil, demonstrando que o conceito Lixo Zero está chegando aos moradores da nossa cidade. A importância de olharmos para Guarulhos e para o planeta de maneira sustentável só reforça nossa busca por soluções e alternativas”, afirmou Rodnei.

A cerimônia foi finalizada com uma roda de conversa sobre coleta seletiva com a participação de Ivanilda Martins, diretora da Luta e Vida – Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Luta e Vida da Ponte Alta; Manoel Dias Saraiva, presidente da Cooperativa de Catadores CoopReciclável; Carolina Azevedo Braz, coordenadora da Juventude Lixo Zero Guarulhos; Renata Crivoi de Castro, bióloga do Sesc Guarulhos; Karla Simone Lima, chefe de Divisão de Coleta Seletiva da Secretaria de Serviços Públicos, e de José Roberto Lapetina, presidente do Sindinplasgua – Sindicato das Indústrias de Plásticos de Guarulhos, e representante do Conselho de Desenvolvimento Urbano – CODEMGRU.

O evento foi prestigiado por Maria Oriolo, gerente adjunta do Sesc Guarulhos;  Abdo Mazloum, secretário de Meio Ambiente; Dalmo Cesar de Matos, subsecretário de Juventude; Paulo Roberto de Araújo Santos, secretário Adjunto de Serviços Públicos; Alexandre Lobo de Almeida, diretor do Departamento de Limpeza Urbana; Jesus Roque de Freitas, presidente da Câmara Municipal de Guarulhos e do vereador Alexandre Dentista.

- PUBLICIDADE -