Os títulos do Palmeiras em 1960 e 1972: o início do domínio paulista no futebol nacional

Palmeiras - Campeões de 1972 na Academia de Futebol
facebook.com/Palmeiras

O Corinthians, o Palmeiras, o São Paulo e o Santos já conquistaram 32 títulos do Campeonato Brasileiro. Esse número mostra como o futebol paulista possui uma história tão rica e vitoriosa no cenário nacional. Porém, assim como na arquitetura e em outras áreas, sempre existe o início de tudo. É o antigo Palestra Itália que deu o pontapé inicial, seja em 1960 ou 1972, no domínio paulista na conquista do título mais importante do futebol brasileiro.

Essa dúvida quanto ao ano depende até de uma história recente, e que envolveu alguma polêmica. O Campeonato Brasileiro foi criado apenas em 1971, porém antes as equipes brasileiras já disputavam outros torneios de âmbito nacional. Em 2010, a CBF decidiu por unir tudo e confirmou que a primeira disputa foi em 1959, transformando assim o Bahia no primeiro campeão.

A força do futebol paulista, seja com a nova forma da CBF ou não, começou sempre com o Palmeiras. Em 1960, na 2ª edição da Taça Brasil, o antigo Palestra Itália venceu o Fortaleza por 8 a 2 e conquistou um dos torneios mais importantes do período. Nomes como Djalma Santos, Julinho Botelho e Oswaldo Brandão fizeram parte da campanha pelo título. Era a primeira conquista, de muitas, para o futebol paulista.

Quase 12 anos depois, o Palmeiras voltaria a ser o primeiro paulista a ser campeão brasileiro. Se não levarmos em conta a mudança recente da CBF, o Verdão continua sendo o pioneiro, mas em 1972. Após fazer uma campanha com 16 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas, o time foi campeão ao ficar no 0 a 0 contra o Botafogo. Emerson Leão e Ademir da Guia eram os grandes nomes daquele time, e que inclusive estiveram presente no título mundial brasileiro em 1970.

Favoritos até hoje

Agora em 2019, o futebol paulista continua dominando o cenário brasileiro. Os quatro gigantes do estado são responsáveis por 32 títulos e estão na lista dos principais campeões. O Palmeiras possui 10 conquistas, se levarmos em conta o novo critério. Campeão no ano passado, o Verdão luta para defender o título da Séria A do Campeonato Brasileiro. Porém, ele não deve ter vida fácil com o Santos também na disputa.

O Corinthians é outro clube com destaque e, que são fosse a mudança da CBF, seria o maior campeão nacional. A equipe alvinegra levantou a taça sete vezes, mas demorou bem mais que Palmeiras e Santos para conquistar a primeira. Apenas em 1990, liderado pelo craque Neto, comemorou o título brasileiro. O mais recente foi em 2017, deixando justamente o rival alviverde na segunda colocação. Ou seja, está difícil tirar a taça da capital paulista.

Mesmo com toda rivalidade entre os quatro, o domínio do futebol paulista é um reconhecimento de toda a tradição e investimento. Uma história que começou 50 anos atrás, e que continua forte até hoje. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos fazem parte de um enredo rico do estado e isso precisa ser valorizado. Que venham cada vez mais títulos e conquistas no futuro para os quatro gigantes.

- PUBLICIDADE -