Exposição na Casa Amarela revela a relação do trabalho humano nas olarias guarulhenses

- PUBLICIDADE -

“Do barro sem forma sai a forma do sonho… do sonho que se desfaz em pó”. Até o dia 8 de novembro, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, a Casa Amarela apresenta a exposição Olarias, conjunto de 29 imagens do renomado fotógrafo de Guarulhos, João Machado. A exposição, cujas fotos integram o acervo de artes visuais da Secretaria de Cultura de Guarulhos, é gratuita e tem classificação livre.

A mostra retrata o dia a dia de trabalhadores, homens e mulheres, em olarias na periferia da cidade. As primeiras olarias surgiram em Guarulhos em um período conhecido como ciclo do tijolo, marcado pela chegada de imigrantes italianos, alemães, libaneses e japoneses.

A coleção de imagens é resultado do primeiro ensaio de fotografia documental realizado por João Machado na cidade, em 1997, intitulado Olaria. Esse trabalho rendeu prêmio no I Salão da Fotografia de Guarulhos, em 1999, duas mostras fotográficas e a publicação de livro pela Secretaria de Cultura.

Além das imagens, o espaço de exposições da Casa Amarela abriga instalação com equipamentos e utensílios utilizados pelos oleiros na produção dos tijolos.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Sobre João Machado

João Machado começou sua carreira como fotógrafo em 1993. Em 1998 foi destaque no Salão de Fotografia de Sorocaba Cartier Bresson, recebeu menção honrosa no concurso “Acerte o Foco – Pessoas”, da revista Fotografe Melhore participou de coletiva na extinta Casa da Fotografia Fuji. Em 1999, obteve o Registro Profissional na Federação Nacional dos Jornalistas de SP (Fenaj). Em janeiro de 2004 realizou a exposição Vitalinoo Mestre do Barro, projeto vinculado à Secretaria de Cultura de Guarulhos. Realizou ainda a mostra individual O Negro e o Trabalho na mesma Pasta.

Em 2005 foi premiado no concurso Sérgio Buarque de Holanda e ainda publicou o livro Olaria. Desde 2002 documenta a romaria de Bom Jesus da Lapa/BA.

Participou do projeto “Povos de São Paulo”, publicação da Prefeitura da capital paulista em homenagem aos 450 anos da cidade. Em 2008, parte de seu ensaio sobre os romeiros foi publicado na revista Caros Amigos, edição 125, editado por Walter Firmo. Em 2009 foi um dos 30 finalistas entre 9 mil inscritos no II Concurso Nacional Consigo a Melhor Imagem e no ano seguinte ocupou o Salão Consigo com a mostra Origens.

Em 2016 João participou da SP – Arte/Foto, sendo representado por duas grandes galerias. Atualmente tem uma exposição de trabalhos expostos na Caixa Cultural de Salvador.

Serviço

Exposição Olarias, do fotógrafo João Machado

Data: Até 8 de novembro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Local: Casa Amarela

Praça IV Centenário, s/n°, Jardim Santa Francisca

Entrada gratuita

Classificação livre

- PUBLICIDADE -