Exposição fotográfica no Centro de Cultura Carpição revela momentos da Festa de Bonsucesso


Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso, coleção de imagens registradas pelo fotógrafo Alexandre de Paulo durante a 262ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso, é o nome da exposição que fica em exibição até 24 de novembro, de terça-feira a domingo, das 14h às 19h, no Centro de Cultura Popular Carpição. A mostra, cujas fotos integram o acervo da Seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, é gratuita e tem classificação livre.

Mais de 30 imagens em preto e branco tiradas durante a festa realizada em 2003 estão expostas. Alexandre de Paulo registrou a participação de homens e mulheres em eventos significativos da festa, como a carpição, momento marcado por extrema religiosidade. “Minha preocupação foi mostrar a fé, a devoção e o poder curativo da terra, mantendo assim a memória desta tradição, que se perpetua na cidade há quase 300 anos”, explica Alexandre.

De acordo com o fotógrafo, as imagens também destacam o convento das freiras, localizado na parte de trás da Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Inocoop, e os objetos deixados pelos fiéis na sala dos devotos, que fica no Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso. Todo o acervo desta exposição foi doado pelo fotógrafo à Prefeitura de Guarulhos em 2004.

Alexandre de Paulo

Alexandre de Paulo nasceu em Guarulhos no dia 4 de março de 1971. Graduado em jornalismo pela Universidade Guarulhos, foi selecionado em 2002 para uma bolsa de estudos para uma oficina de fotojornalismo com o americano Stephen Ferry, na Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), em Cartagena de Las Índias, na Colômbia, experiência que, segundo o fotógrafo, foi um divisor de águas em sua carreira.

Em Guarulhos, atuou em diversos veículos de comunicação. Trabalhou no jornal Olho Vivo por 12 anos como fotógrafo, editor de fotografia e subeditor. Foi também editor no Diário de Guarulhos entre 2008 e 2012. De 2014 a 2016, Alexandre de Paulo seguiu como editor dos jornais Metrô News e Folha Metropolitana.

Faz parte da agência de fotojornalismo ADPhoto, dedicando-se à mostra de seus trabalhos nessa área, como a série de reportagens “Haiti, o Passado Presente”, publicada em quatro cadernos especiais, e a exposição Um Olhar Sobre o Haiti.

Atualmente é editor-chefe das revistas GuarulhosWeekend e do portal de notícias Click Guarulhos.

Serviço:

Exposição Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso

Data: até 24 de novembro

Horário: de terça-feira a domingo, das 14h às 19h

Local: Centro de Cultura Popular Carpição. Rua Catarina Maria de Jesus, s/nº, Bonsucesso

Entrada Gratuita

- PUBLICIDADE -