Mais de 24 mil guarulhenses farão a prova do Enem neste domingo

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Neste domingo (03), acontece à primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a cidade de Guarulhos terá 24.698 mil pessoas que farão o exame. Depois da capital paulista, com 216.016 mil inscritos, o município é o segundo com maior número de estudantes que vão fazer o teste, seguido por Campinas, com 21.677 mil candidatos.

O total de inscritos no Enem chegou a 5.095.388 milhões de pessoas, sendo São Paulo, com 816.016 mil, o estado com maior número de inscritos, seguido por Minas Gerais, com 534.648 mil e a Bahia, com 395.437 mil pessoas. O número de inscrições caiu em relação ao ano passado, quando o exame teve 5,5 milhões de inscritos confirmados, sendo o menor número desde 2012, quando 4,3 milhões confirmaram a inscrição.

O município do estado de São Paulo com menor de inscritos é a cidade de Barra do Turvo, com 131 inscrições, seguido por Eldorado, com 312 e Miracatu, que teve 377. A faixa etária com maior número de inscrições no estado foi a igual a 17 anos, com 220.307 mil pessoas, seguido pela faixa etária entre 21 a 30 anos, com 165. 870 mil.

Além da queda no número de inscrições, esta edição do Enem será a última em que a prova será realizada somente no papel, já que a partir do ano que vem, haverá uma versão teste, com a prova sendo aplicada digitalmente. O objetivo é que até o ano de 2026, todo este processo seja realizado através do computador, e com isso, o exame pode ser aplicado mais de uma vez por ano.

Neste domingo, a prova realizada será de linguagens e ciências humanas, além da redação. Os portões das unidades onde serão aplicadas as provas fecham pontualmente às 13h, e o segundo dia do exame do Enem será no domingo (10), com questões envolvendo a parte matemática e ciências da natureza.

Candidatos devem ficar atentos para não esquecer caneta preta e documento original com foto

Os candidatos que farão o exame não devem esquecer a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Outro detalhe é que o acesso à sala onde irá ocorrer a aplicação das provas é permitido somente após o estudante apresentar um documento original com foto, podendo ser a identidade, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista.

O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.

Bonés e óculos escuros não são permitidos

Mesmo com uma previsão do tempo pelo Climatempo de que a máxima no dia da prova pode chegar a 36°C, os candidatos não podem levar óculos escuros, bonés, chapéus ou gorros. Além disso, os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos são obrigatórios que sejam desligados e guardados em um envelope lacrado, que deverá permanecer debaixo da carteira.

Nessa lista de equipamentos desligados estão calculadoras, agendas eletrônicas, fones de ouvido, gravadores, tablets, relógio e pen drive. Caso algum aparelho que esteja guardado emita algum tipo de som, o candidato será eliminado.  Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

- PUBLICIDADE -