Abastecimento de medicamentos chega a quase 100% em Guarulhos, diz Prefeitura

Pharmacist holding medicine box and capsule pack in pharmacy drugstore.

Guarulhos atingiu nesta semana a marca inédita de 96,2% de abastecimento na lista de medicações disponibilizada pelo SUS na cidade. Em dois anos, a Secretaria de Saúde conseguiu reduzir a defasagem no estoque de medicamentos distribuídos no município de 50% para 3,8%. Isso significa dizer que do total de 156 medicamentos padronizados e ativos, somente seis itens estão zerados no momento e em vias de regularização.

A redução drástica do déficit é resultado de mudanças realizadas no procedimento de compras da Secretaria de Saúde, com diminuição dos prazos para a tramitação dos processos e melhor aplicação da lei de licitações. Essas iniciativas conferiram maior agilidade ao poder público municipal para a aquisição dos medicamentos de dispensação na rede.

Além disso, também foi decisivo para a obtenção do resultado o apoio da Secretaria de Fazenda e da Procuradoria municipal. “Com o abastecimento dos medicamentos e insumos, a Secretaria de Saúde poderá planejar melhor as futuras aquisições para que possa oferecer tratamento aos pacientes com maior eficácia a cada dia”, destacou o diretor do Departamento Administrativo da Saúde, Arnaldo Alberto Bastos Dullius.

- PUBLICIDADE -