Aeroporto de Guarulhos fica na 15° colocação em pesquisa de satisfação dos passageiros

O Aeroporto Internacional de São Paulo
São Paulo - O Aeroporto Internacional de São Paulo foi apontado como o melhor aeroporto do Brasil na categoria acima de 15 milhões de passageiros por ano, de acordo com Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos ficou na 15° posição em uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura,  somente com os 20 principais aeroportos do país.

Iniciada em 2013, a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário” apontou, entre julho e setembro, uma nota média de 4,42 para o conjunto dos aeroportos, numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”. Isso significa que os aeroportos são considerados “bons” ou “muito bons” para 91% dos 25.461 passageiros entrevistados.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a percepção geral de melhora sobre o conjunto dos 20 aeroportos cresceu 13,7%. A pesquisa avalia a experiência dos passageiros de voos domésticos e internacionais em diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, e monitora o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

O primeiro lugar ficou com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com uma nota de 4,77, seguido pelo Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, com 4,75. A menor nota entre os 20 principais aeroportos ficou com Salvador, que recebeu 4,12, apesar da nota ser considerada boa pelo Ministério da Infraestrutura.

Os aeroportos que registraram melhora na avaliação geral, em relação ao 3º trimestre do ano passado, foram os de Florianópolis, com evolução de 9%; o de Belém, 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7% de aumento da nota média dos usuários. Também registraram melhora os aeroportos de Goiânia (+1,7%), Brasília (+1,5%), Vitória (+1,3%), Maceió (+1%), Cuiabá (+0,8%), Campinas (+0,7%), Curitiba (+0,7%), Manaus (+0,5%), Porto Alegre (+0,5%), Rio-Santos Dumont (+0,4%) e São Paulo-Congonhas (+0,1%).

Dos 38 indicadores pesquisados, 79% (30) obtiveram média superior a 4 (bom), ficando dentro da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O levantamento serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, ao elevar os parâmetros de qualidade e explicitar o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços.

Satisfação geral dos passageiros, por aeroporto (notas de 1 a 5)
Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário – 3º trimestre 2019
Campinas – 4,77
Curitiba – 4,75
Vitória – 4,65
Maceió – 4,56
Confins – 4,55
Goiânia – 4,54
Manaus – 4,53
Brasília – 4,47
Santos Dumont (Rio) – 4,44
Galeão (Rio) – 4,43
Fortaleza – 4,41
Congonhas (São Paulo) – 4,36
Porto Alegre – 4,35
Recife – 4,34
Guarulhos (São Paulo) – 4,34
Natal – 4,33
Cuiabá – 4,27
Belém – 4,23
Florianópolis – 4,17
Salvador – 4,12
Fonte: Ministério da Infraestrutura/SAC